Segunda-feira
19 de setembro
Pense nisso
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. Filipenses 4:8

Não faz muito tempo que, na Colômbia, a notícia sobre dois adolescentes, 14 e 16 anos de idade, causou grande comoção. Eles decidiram cometer suicídio juntos e, segurando a mão um do outro, pularam de uma ponte à vista dos olhos impotentes do pai da menina. A menina morreu instantaneamente; o menino morreu logo após sua chegada ao hospital.

Notícias como essa nos fazem refletir. Pensamos sobre o sofrimento dos pais e nos perguntamos: O que passou pela cabeça desses dois adolescentes que os levou a essa decisão radical? Então exclamamos: Querido Pai, o que está acontecendo com este mundo? Até onde isso vai chegar?

O modo como pensamos causa muitos dos grandes males da atualidade. Nem todo mundo sabe como pensar, e isso faz com que sejamos escravos dos próprios pensamentos. Somos o que pensamos. Agimos e vivemos de acordo com eles. O inimigo usa todo meio possível para bombardear nossa mente, constantemente nos instigando a pensar de forma negativa sobre nós mesmas, e sobre os outros. Ele altera nossas emoções por meio de pensamentos, fazendo da nossa vida um caos.

A solução é simples e está escrita no verso de hoje, o qual nos mostra o caminho para levar uma vida feliz e triunfante. As Escrituras nos convidam a pensar em tudo o que é puro, justo e bom, a pensar sobre Jesus. Se nos concentrarmos muito em nós mesmas e em nossas emoções, o inimigo apresentará dificuldades e tentações que nós não podemos superar sozinhas.

A solução está em Jesus. Vamos concentrar nossos pensamentos Nele e em Sua graça, lembrando-nos do quanto Ele nos ama. Infelizmente não podemos fazer nada quanto àqueles dois adolescentes desesperados, mas o que podemos fazer é ter uma vida de bênçãos. Vamos permitir que Jesus seja o centro dos nossos pensamentos hoje e sempre. Vamos incluí-Lo em nossa vida ao enfrentarmos desafios e dificuldades, tornando-a uma vida abençoada por Sua graça.

Hoje o Senhor lhe diz: “Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as Minhas vistas, lhe darei conselho” (Sl 32:8).

Cecilia Moreno de Iglesias