Sábado
15 de junho
Percepções
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. [...] Acima de tudo, porém, revistam-se do amor. Colossenses 3:12-14

–Meu nome é Hernando – disse ele suavemente, enquanto se inclinava sobre minha cama na penumbra do quarto hospitalar. – Eu serei seu assistente de enfermagem durante a noite.

Bem, vamos ver o que a noite trará, pensei. Não demorou muito para a minha colega de quarto e eu descobrirmos.

No turno anterior, nossa assistente, Faye, esteve no banheiro tentando limpar o meu quarto depois de outro “acidente” de incontinência. Um odor forte e penetrante impregnou todo o quarto. Faye não conseguiu esconder o desgosto em sua voz.

– Fique quieta, não se mexa! Não pise ali, eu disse a você! E pelo amor de Deus, deixe a porta aberta! – Mary ficou em silêncio. – Você pode voltar para a cama agora – ela disse, de modo seco.

Agora Hernando a limpava mais uma vez.

– Eu tive um sonho agradável – Mary disse, hesitante. – Sonhei que estava tomando uma enorme tigela de sorvete, e isso era tão bom!

Obviamente, ela conversava para encobrir seu constrangimento. Em sua suave fala hispânica, Hernando respondeu que ela teve um “bom sonho”.

– Mas eu não consegui decidir o que beber para acompanhar o sorvete – Mary disse.

Hernando perguntou gentilmente qual era o sabor do sorvete que ela estava tomando.

– Gotas de chocolate – respondeu ela, mais relaxada agora.

– Então eu escolheria a bebida menos doce. – Uma pausa. – Pronto, acabamos! Há mais alguma coisa que eu possa fazer por você? – Ele a conduziu cuidadosamente até a cama, alisou os lençóis e endireitou os travesseiros. – Durma bem.

Ele pisava macio enquanto apagava a luz. O contraste entre os dois cuidadores era óbvio. Os dois tiveram a mesma oportunidade, mas eram duas mentes com compreensões opostas. Dois corações com diferentes graus de compaixão. Duas maneiras opostas de tocar ou ferir um coração. O apóstolo João conhecia essa diferença quando pediu: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1Jo 3:18).

Senhor, ajuda-me a encontrar alguém hoje que precise sentir Seu amor por meio do meu toque suave e gentil.

Kathleen Freeman