Um dos muitos reality shows que competem ponto a ponto para ganhar a guerra da audiência na TV americana é The Biggest Loser (O Maior Perdedor). Na disputa, ganha quem mais perde. Neste caso, peso. Contrariando a lógica por trás das mais importantes competições humanas, em que o acúmulo é a base das conquistas, nesse programa, os campeões se destacam pela capacidade de se desvencilhar do peso corporal que adquiriram ao longo do tempo.
Para quem está precisando, perder peso pode ser sinônimo de ganhar saúde. Por isso, dá para entender o sucesso de programas como esse. O que desafia nossa compreensão é o ensino de Jesus sobre perder a vida para ganhá-la. O que Ele quis dizer com isso? De que tipo de vida Ele estava falando, e o que significa perdê-la?
A história do povo de Deus está recheada de relatos de gente que não amou a própria vida e a entregou completamente ao serviço do Senhor sem medo de perseguições e morte.
João Batista, Tiago, Pedro e Paulo são uma pequena amostra da grande quantidade de pessoas que foram até as últimas consequências por amor a Cristo. Desprezaram a própria vida e ganharam a eternidade.
Em sentido espiritual, perder a vida também significa abrir mão de vantagens que não são compatíveis com a vida cristã. Pense em meninos e meninas que perdem popularidade entre os “amigos” porque não cedem à pressão do grupo para fazer coisas que a Bíblia condena. Pense também em uma pessoa que perde o emprego, porque resolveu obedecer a Deus e guardar o sábado. De certa forma, quem age assim “perde” o que é considerado importante para a maioria, mas ganha o que é essencial para Deus.
Muitos dos heróis da fé que abriram mão da vida por amor a Jesus fazem parte da “grande nuvem de testemunhas” e se livraram “de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia” (Hebreus 12:1, ARA). Eles nos deram o exemplo de como é bom perder para ganhar. Esses homens e mulheres são os grandes campeões, mas nós também podemos ser.
No reality show do Céu, ganha quem perde. Se quiser “emagrecer” os quilos de pecado que estão acumulados na vida espiritual, pesando e atrapalhando sua caminhada, entre na disputa já vencida por Cristo, e você também será mais um grande perdedor/ganhador.