Aquele culto foi uma tremenda “saia justa”. O pastor à frente da igreja, e os jovens em volta fazendo-lhe questionamentos de todo tipo e esperando respostas 100% bíblicas. Naquela difícil sabatina, uma das perguntas me (Ailton) deixou sem resposta. No papelzinho que abri estava escrito: “Pastor, se uma mulher estiver grávida de seis meses quando Jesus voltar, o que acontecerá com o bebê? Nascerá no Céu ao fim dos nove meses, será abortado ali mesmo ou nascerá prematuro, para ser salvo?” Uau! Fiquei sem ar. O autor da pergunta “me apertou sem me abraçar”. Eu titubeei entre as três opções sugeridas, porém o pior é que nenhuma delas parecia ter o apoio das Escrituras. O que dizer?
Admiti que se tratava de uma pergunta sem resposta, ao menos para mim. Com humildade respondi: “Lamento, mas não sei!” A única coisa que a Bíblia diz a respeito é: “Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!” (Lc 21:23). Esse verso não diz nada sobre o futuro ou o destino da criança no ventre da mãe. Então citei Deuteronômio 29:29. Esse texto me fazia lembrar um ancião que conheci. Ele sempre apresentava essa passagem como solução quando ele não sabia o que dizer. Aos meus ouvidos, a resposta do líder soava como uma vitrola quebrada: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós.” Citava a Bíblia para dizer que a Bíblia não tinha resposta alguma. Pois foi exatamente o que fiz, agregando: “Na eternidade, Jesus esclarecerá tudo aquilo que não fomos capazes de entender na Terra. Só se prepare para estar lá.” Continuo sem resposta para aquela pergunta inusitada e talvez capciosa, mas uma coisa eu sei: Deus agirá com bondade e justiça e tomará a melhor decisão, “porque Ele é bom; o Seu amor dura para sempre” (Sl 106:1).
Quando você estiver diante de perguntas sem resposta, acontecimentos sem explicações, provações sem motivos, lutas sem sentido, becos sem saída, em vez de procurar atalhos e desvios, procure se firmar na verdade de que em todo o tempo Deus é bom, justo e fiel. Mesmo não havendo respostas imediatas para tudo, confie no fato de que Ele está no controle e que age em benefício de Seus filhos. Pela fé, entregue-Lhe hoje o controle de sua vida.