Domingo
18 de outubro
Perseverança
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Tiago 1:4

O que nos ajuda a ter perseverança? Como podemos fazer que essa seja uma característica de nossa vida? A perseverança se revela na maneira como encaramos as dificuldades. Significa seguir adiante, não importa o que aconteça. É continuar firme na jornada. A pessoa que persevera demonstra coragem e determinação incomuns. Perseverança significa continuar avançando, apesar das dificuldades.

Muita gente começa projetos, mas não termina. Alguns levam a vida a estilo micro-ondas: tudo muito rápido e imediato. Em nossa sociedade descartável, usamos algo e, em seguida, jogamos fora (seja um copo plástico, uma amizade, um cônjuge ou uma crença). Nossas escolhas determinam nossa jornada. E alguns simplesmente não conseguem ir muito longe.

Leia va-ga-ro-sa-men-te o que o apóstolo Paulo escreveu: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (2Co 4:8, 9). Perseverar é continuar na jornada, não importa o que aconteça. Ou melhor, o que acontecer será usado como energia suplementar para continuar a jornada. É enfrentar os golpes da vida sem se desesperar nem desistir.

Para isso, a perseverança deve completar seu ciclo. Como diz Tiago, “a perseverança deve ter ação completa” (Tg 1:4). Aquele que persevera revela maturidade. Uma coisa é terminar a corrida. Outra coisa é terminar bem. Quem corre com perseverança, dando o melhor de si, não importa a posição em que chegar, será sempre um vitorioso.

Dizem que, para escalar o Everest, um alpinista precisa consumir cerca de 6 mil calorias por dia. Em geral, consumimos, no dia a dia, cerca de 2 mil. Mas para aguentar a subida e chegar ao destino, o alpinista precisa de uma reserva extra; por isso, precisa do máximo possível de calorias. Da mesma forma, se queremos seguir firmes para chegar a nosso destino, precisamos de uma reserva extra de alimento espiritual para perseverarmos, apesar da pressão.

Alimente-se da Palavra de Deus. Somente ela pode lhe dar força suficiente para vencer os desafios da vida. Abastecido e nutrido por seus ensinos, você terá perseverança e não desistirá dos desafios de Deus para sua vida.