Sexta-feira
04 de abril
PERSPECTIVA
O Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, nas mãos dele [Nabucodonosor]. Daniel 1:2

Algumas crianças estavam diante de uma TV smart aparentemente controlando a programação sem o controle remoto e sem tocar na tela. Elas mexiam o braço para a direita, e a imagem corria para o lado direito, faziam o movimento para a esquerda, e o mesmo acontecia. Então eu, Everton, disse ao recepcionista que estava ao meu lado: “Não sabia que a TV da escola tem sensor de movimento.” E ele me respondeu: “Na verdade, não tem; eu estou com o controle repetindo os movimentos deles.” Foi então que passei a olhar a cena a partir de uma nova perspectiva.

O mundo em que vivemos frequentemente confunde nossa visão, mas se o observarmos a partir da perspectiva correta, perceberemos que Deus está no controle da história. Esse pensamento é enfatizado ao longo de todo o livro de Daniel.

Os babilônios estavam em festa pela conquista de Israel, que lhes rendeu um grande despojo e muitos cativos. Eles se consideravam os vencedores. Entretanto, o texto de hoje diz claramente que foi Deus quem entregou Jeoaquim nas mãos de Nabucodonosor, pois “Ele […] destrona reis e os estabelece” (Dn 2:21).

Deus conduz a história de forma intencional. Ele poderia facilmente ter preservado Israel da incursão expansionista de Babilônia, como havia feito no passado quando outros povos tinham tentado dominar a Terra Prometida. Contudo, Ele tinha em vista um propósito mais amplo ao permitir que Seu povo sofresse nas mãos de uma nação idólatra.

Por um lado, Deus estava punindo Israel por sua infidelidade. Por outro, Ele usou a presença de Seus servos fiéis na corte babilônica para testemunhar de Sua grandeza perante aqueles que não conheciam o poder divino.

Além da história, Deus também quer conduzir a sua vida. Permita que Ele guie seus passos no caminho da salvação, e você se tornará Seu representante neste mundo e passará a enxergar a realidade a partir da perspectiva do Céu.