Aprendi que muito mais importante do que aquilo que você tem é quem você tem. Já perdi a conta de quantas vezes Deus me encontrou, falou comigo e me abraçou por meio de rostos, vozes e braços humanos.
Isso aconteceu com Moisés. Deus o chamou em seus dias de deserto, esquecido entre as ovelhas de seu sogro, para realizar uma grande obra: libertar o povo hebreu do cativeiro egípcio. Mas não foi fácil convencê-lo.
O Eterno falou do meio de uma sarça que pegava fogo, mas não se consumia. Isso despertou a atenção de Moisés, mas não foi o suficiente. Ele imaginava que o povo não acreditaria em seu discurso e em seu chamado. Em seguida, Deus ordenou que seu escolhido jogasse no chão a vara que tinha em uma das mãos. A vara se transformou em serpente. Quando pegou a serpente pela cauda, ela voltou a ser vara. Extraordinário! Mesmo assim, Moisés permaneceu reticente. Outro sinal: Moisés colocou a mão por dentro da roupa e, ao tirá-la, ela estava leprosa. Quando repetiu a ação, a mão estava sã novamente. Incrível! Mas não o bastante para mudar a opinião do antigo príncipe egípcio. Moisés não queria ir. Porém, ainda havia uma “carta na manga” divina: “Tudo bem, Moisés. Arão vai com você!” E foi assim que Deus convenceu Moisés a ir libertar o povo de Israel. Não com lógica nem com milagres, mas com uma pessoa.
Quando decide dar pouco, Deus dá coisas. Quando quer dar muito, Ele nos dá pessoas. É assim. As maiores bênçãos da vida vêm em forma de gente. Ao longo da estrada, recebi muitos desses presentes que dinheiro nenhum no mundo seria capaz de comprar. Você também deve ter recebido o mesmo. Pessoas que o inspiraram com o exemplo. Pessoas que o salvaram em situações de aperto. Pessoas que lhe deram conselhos de vida. Pessoas que abriram a porta da casa delas e do coração. Pessoas que repartiram generosamente. Pessoas que corrigiram você com firmeza e amor. Pessoas que lhe deram oportunidades. Pessoas que se arriscaram por você. Pessoas que perdoaram você e lhe ensinaram muito. Enfim, pessoas que amaram você.
O tesouro da vida são pessoas. Valorize aquelas que Deus lhe confiar.