Terça-feira
04 de abril
PIMENTA NÃO É REFRESCO
Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado com a destruição do povo de Judá. Obadias 12

Obadias é o menor livro do Antigo Testamento. Possui apenas 21 versos nos quais o profeta fala sobre o juízo de Deus contra os edomitas. Será que podemos aprender alguma coisa com um livro tão pequeno e com uma história tão antiga? Com certeza sim! Lembremos que os melhores perfumes estão nos menores frascos. Essa analogia também vale para os menores livros da Bíblia. 

O povo de Edom era descendente de Esaú, gêmeo bivitelino de Jacó, um dos patriarcas de Israel. Depois que Jacó usurpou o direito de primogenitura, sua relação com Esaú nunca mais foi a mesma. As duas nações formadas por esses irmãos (Edom e Israel) nutriram uma rivalidade insaciável, conflito profetizado por Deus a Rebeca desde a gravidez (Gn 25:23). 

Durante os séculos seguintes, Edom lutou contra Israel como se estivesse tentando resolver um trauma de infância. O passado sempre voltava à tona. Desde a entrada de Israel em Canaã até os dias de Salomão, conflitos foram travados, mas Edom sempre saía perdendo. Até que, no sexto século a.C., o povo de Deus foi castigado pelos babilônios. Foi uma derrota e tanto. Isso foi motivo de prazer e alegria para os edomitas. 

Prazer na derrota dos outros. Você já sentiu isso? Ficou feliz pela desgraça alheia? Hoje em dia, parece que virou algo “normal” rir dos tombos dos outros. A pimenta no olho do outro é um refresco para a garganta dos invejosos. Infelizmente essa atitude corrosiva acontece em muitas amizades e até nos círculos familiares. Algumas pessoas se deliciam com a inferioridade até dos melhores amigos. 

Os edomitas nunca conseguiram resolver os problemas do passado. Não perdoaram de verdade. E nós sabemos que os problemas do passado geralmente atrapalham os sentimentos do presente e destroem os planos do futuro. 

Você é desses que ficam felizes pelos dias cinzentos das outras pessoas? Sente prazer em ver alguém se dando mal? Não nutra esses sentimentos. Você está escondendo as suas decepções atrás de uma alegria infernal. Amanhã, o tombo pode ser seu. Lembre-se hoje de que até os maiores inimigos merecem ser amados.