Domingo
22 de outubro
Pior que o ódio
Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele? Mateus 20:15

Você consegue imaginar um sentimento pior que o ódio? Por incrível que pareça, existe. Infelizmente, ele é mais comum do que deveria. É possível que você já tenha sido vítima dele ou já o tenha sentido em relação a alguém. Estou falando da inveja. A Bíblia diz: “O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda” (Provérbios 27:4).

Em realidade, a inveja é o desgosto provocado pela felicidade de alguém e o desejo incontrolável de possuir as coisas dos outros. Trata-se de um sentimento que está na contramão do amor, porque quem ama sempre se alegra com a felicidade alheia (1 Coríntios 13:4).

Em geral, as pessoas sentem inveja de gente que está próxima e que, de alguma forma, é parecida com elas. Por exemplo, é comum crianças sentirem inveja dos brinquedos de amigos e manifestarem ciúme em relação aos irmãos. Na escola, quase sempre é possível perceber alunos invejarem estudantes exemplares; no trabalho, é corriqueiro ver profissionais terem raiva de colegas que se sobressaem.

Presente na lista dos sete pecados capitais, a inveja se destaca pelo fato de trazer dor tanto para quem a sente quanto para a vítima. Enquanto os outros pecados estão escondidos em alguma forma de prazer, a inveja não mascara sua malignidade e causa sofrimento para quem a alimenta no coração.

Segundo Hidehiko Takahashi, que liderou a pesquisa “Quando a sua conquista é meu sofrimento, e seu sofrimento é minha conquista”, a inveja ativa no cérebro o mesmo local da dor física, e é a causa de uma série de doenças. Essa pesquisa apenas confirmou o que a Bíblia tem dito há séculos: “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer” (Provérbios 14:30).

Quase sempre, o invejoso minimiza as próprias bênçãos e fixa a atenção nas conquistas e características dos outros. Isso faz com que ele nunca esteja contente com o que é ou tem. Por isso, o invejoso sempre deseja possuir a vida de alguém. E o pior: dificilmente as pessoas percebem que a inveja está alojada no coração.

O versículo de hoje é parte de uma parábola que Jesus contou, na qual, entre outras coisas, Ele ensina a importância de se contentar com as próprias bênçãos e não comparar as conquistas dos outros com as nossas. Se não quiser que algo pior que o ódio se instale em seu coração, aprenda a ser grato por tudo o que tem e ore para que o amor de Deus seja a base de sua vida.