Quinta-feira
15 de dezembro
Placa comemorativa
Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

Quando alguém escreve o próprio nome em um local bem visível está transmitindo uma mensagem ao mundo. Primeiro: “Eu existo.” Segundo: “Sou importante.” Ao longo da história da humanidade tem sido assim. Desenvolvemos o hábito de escrever o nome em lugares que chamam a atenção. Os artistas assinam suas obras. Os arquitetos, engenheiros, poetas, dramaturgos, escritores e pichadores de muros também. O nome marca. Mais ainda: o nome é uma marca. Por isso, Deus vai mudar o seu. E o motivo para isso é simples: Você é uma obra de arte concebida, desenvolvida e realizada por Ele. Deus quer deixar o nome Dele em você. 

Desde que você nasceu, por causa do dano que o pecado provocou, Deus tem trabalhado para restaurar em você a imagem Dele e lhe dar um novo caráter, ou seja, um novo nome. Não será como um apelido de infância que o faz lembrar quão desajeitado você era ou quão estranha era sua aparência ou seu jeito de ser. Não representará as tradições da sua família, as preferências dos seus pais nem as peculiaridades do seu idioma. O melhor de tudo é que nunca será posto em uma lápide nem em uma placa comemorativa. Já não fará sentido ter o nome escrito na porta, no diploma, no visto, no distintivo nem no troféu. Deus será tudo para você. 

Lembro quando eu (Júlio), pouco tempo depois de formado, comecei a dar aula na mesma faculdade e no mesmo curso em que havia acabado de me graduar. Os funcionários não me conheciam pelo nome e achavam que eu ainda era estudante. Um dia, procurei o encarregado pelos equipamentos para pegar um retroprojetor. Então ele me disse secamente: “Só o professor é que pode pegar!” Obviamente, eu não tinha uma placa na testa escrita “professor”. Para ele, eu era o mesmo de sempre. 

Chegará, porém, o dia em que Deus nos transformará. Então o único título, rótulo ou nome válido que teremos será aquele que Deus nos dará. Quando isso acontecer, a restauração será completa, e a obra de arte será perfeita outra vez, para nossa felicidade e para satisfação do Universo. Quase não consigo esperar para entrar na fila da pedrinha branca mencionada no Apocalipse. E você?