Para Jesus, não vale a máxima do “deixa a vida me levar”. Ao contrário, Ele “sabe [e] faz hora, não espera acontecer”. No famoso texto bíblico de hoje, Jesus está revelando aos discípulos o plano a respeito de sua segunda vinda.
Em realidade, o planejamento está presente em todas as ações de Deus. Nada o pega desprevenido, porque Ele tem visão antecipada do futuro, projeta suas ações e, além disso, sempre comunica a nós o que vai fazer. Assim, todos podem se beneficiar de seus planos; pois, de modo transparente, Ele revelou na Bíblia o que é necessário para nossa salvação.
Desde o início do mundo, Deus tem revelado à humanidade seus planos no sentido de nos ajudar a planejar a vida de acordo com seu bom projeto. Por exemplo, ao dizer à serpente que Jesus lhe esmagaria a cabeça (Gênesis 3:15), Deus estava nos comunicando o plano de salvação desenvolvido antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8). Quem estuda a Bíblia conhece o projeto divino e pode se alinhar a ele.
Se Deus, que é onipotente, onisciente e onipresente, planeja seus atos, nós, que somos imperfeitos, deveríamos fazer o mesmo. Um dos segredos do sucesso é visualizar o futuro, preparar-se para construí-lo e não ser um mero, e frustrado, expectador dos fatos.
Em geral, planejamentos bem-sucedidos são respostas a quatro perguntas essenciais. Imagine que seu sonho seja cursar uma faculdade de renome no país. Para transformar esse sonho em realidade, você deve definir como fará isso (estudando muito, é claro), quando pretende alcançar a meta, quem executará o projeto (você, com a ajuda de Deus, dos professores e dos livros) e para que fará isso (se preparar para servir melhor a Deus e à sociedade). Perceba que, no planejamento de Jesus, esboçado no versículo de hoje, essas perguntas estão respondidas: Como resgatar a humanidade (“voltarei”); quem fará isso (o próprio Jesus); quando será (“depois que Eu for”); para que Ele fará isso (“para que onde Eu estiver vocês estejam também”). Jesus está executando todas as fases desse projeto, e nós estamos aguardando o momento em que Ele voltará e nos levará para o Céu.
Siga o exemplo de Cristo e planeje sua vida para o verdadeiro sucesso. Se você deseja ser bem-sucedido em tudo o que faz, coloque o Senhor em primeiro lugar e se prepare para fazer parte de seus planos maravilhosos.