Quem sobrevoou a Terra acima da atmosfera, confirma: ela é azul. O verde das matas e o marrom das montanhas e desertos são tragados pelo azul das águas. E não é pra menos: 71% de nosso planeta é forrado com as águas dos oceanos. O maior e mais profundo é o Pacífico. Ele cobre um terço do globo e contém mais da metade das águas marinhas da Terra. É nele que se encontra o lugar mais profundo, a Fossa das Marianas, com 10.916 metros de profundidade. A bordo de um veículo especial, o batiscafo Trieste, o suíço Auguste Piccard conferiu a medida.
A água do mar é uma sopa de sais minerais intragável. Contém potássio, cálcio, magnésio, sulfato, etc. A maior proporção é de cloreto de sódio, o sal de cozinha. Cada litro de água do mar contém 35 gramas de sal. Mas o que forma a água? É uma fórmula química que só poderia ter saído da mente de Deus: dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, o famoso H2O. Cada conjunto forma uma molécula que se liga a outra e mais outra, para formar a água.
É impossível saber quantas moléculas de água existem em todos os oceanos da Terra. Calcula-se, porém, um número aproximado de 47 seguido de 33 zeros. Com tanto líquido espalhado sobre o globo, alguns até acham que, em vez de Terra, nosso querido planeta poderia se chamar Água. Ela é vital para a vida aqui. Mais de dois terços da população mundial vive às margens dos oceanos, nossa principal fonte de oxigênio, sem falar nos grandes rios. A água é respiração, é alimento, é vida.
Salomão comparou as muitas águas com o amor, um princípio que nem mesmo a imensa massa líquida dos oceanos pode sufocar. É assim porque o amor é muito mais do que um sentimento. É uma pessoa: “Deus é amor” (1 João 4:8). O amor tem sido erroneamente identificado com coisas que nada têm a ver com ele: paixão, egoísmo e sexo. Em nome desse falso amor, as pessoas sentem ciúmes, odeiam, maltratam e matam aos que dizem amar.
O verdadeiro amor não pode ser sufocado e não acaba, porque Deus é eterno. Quando Deus diz que nos ama, lembre-se de que isso é pra valer. Ele deu a própria vida por nós. Ainda que você O odeie, Ele o ama; ainda que não queira conversa com Ele, Deus o ama; e ainda que fuja, Ele o ama e fica lá, esperando você voltar. É por isso que nem mesmo toda a água dos oceanos pode afogar o Seu amor.