Quem não tiver uma lista de tarefas e outra de desejos que atire a primeira pedra! Não sei quanto a você, mas não me faltam listas e planos. Desde a rotina a seguir, a lista para o mercado e até de desejos para mim e para aqueles que amo.
Aos olhos de muitos, minha vida era perfeita: profissão reconhecida e bem remunerada, casa boa, ativa numa grande igreja, família linda e saúde. O checklist humano-cristão parecia completo, mas surgiu um incômodo em meu coração. Deus começou a me mostrar que minhas prioridades estavam invertidas. De repente, eu me vi frustrada com “minhas realizações” e em busca dos planos de Deus para mim.
Ele me mostrou que eu deveria buscá-Lo primeiro e que construiríamos juntos esse caminho. Para isso, eu precisava ser desprogramada; afinal, foram anos construindo valores, sonhos, objetivos. Agora, eles eram como uma árvore de raízes profundas. Começamos um replanejamento. Primeiro, precisei cuidar de tudo o que impedia minha comunhão com Ele; depois, enfrentei sérios problemas profissionais, que quase me levaram a uma depressão profunda.
Comecei a enxergar o valor da profissão mais nobre e menos remunerada que Ele tinha me dado: a maternidade. Quando eu estava entendendo tudo, e aceitando “bem”, descobri um câncer e percebi que ainda temia mais perder o emprego do que a vida. Ainda havia uma grande jornada de transformação.
Cinco anos se passaram desde que recomecei minha jornada de replanejamento com Deus e ainda estou no processo. Ele me deu a vitória sobre o câncer, o trabalho se tornou uma oportunidade de testemunhar, ser mãe virou minha prioridade e um grande prazer. Aquela casa valiosa na cidade e os cargos na igreja foram substituídos por uma vida pacata no sítio e um ministério no lar e em uma igreja com menos de 80 membros.
Há três aspectos muito importantes dessa jornada:
- Planeje o futuro, mas não se esqueça de desfrutar o presente.
- Faça planos, mas saiba que as respostas certas vêm do Senhor!
- Os planos de Deus são os melhores e levam a um final feliz!
A despeito de nossos planos, há um que é soberano, cheio de amor: o plano da redenção!
Fernanda Batista de Oliveira