Sábado
21 de dezembro
PLANTAS E PESSOAS
Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Jonas 4:6

Cerca de dez anos atrás, uma rede de supermercados lançou uma campanha publicitária com base em uma pergunta que, de tão simples, é capaz de revelar as maiores complexidades do coração humano: “O que faz você feliz?” A felicidade parece ser a eterna busca humana. Vivemos à procura de sensações, relacionamentos e situações que promovam nosso bem-estar e nos possibilitem alcançar nosso máximo potencial em todas as áreas possíveis. Mas um interessante exercício é observar atentamente o que nos faz feliz nesta vida, o que arranca nossos melhores sorrisos, o que faz com que nos sintamos plenos e satisfeitos. Isso pode revelar nossos valores e nossas motivações reais. 

Jonas entrou em crise por causa do perdão divino oferecido aos cidadãos de Nínive. Ele não ficou nada satisfeito com o fato de Deus não cumprir o juízo anunciado e deixar de punir os ninivitas, pois eles eram cruéis e possivelmente tivessem feito mal a pessoas queridas por Jonas. Está escrito que “Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se” (Jn 4:1). 

Diante disso, o verso bíblico de hoje diz que Deus interveio e proveu uma planta para Jonas. Como resultado, o texto continua dizendo que Jonas ficou alegre. Ele estava feliz por causa da planta. A palavra utilizada para descrever sua reação dá a entender que ele não estava apenas feliz. Estava muito feliz. Jonas pulava e dançava sob a sombra de sua planta. O curioso é que essa é a primeira vez no livro de Jonas que o encontramos feliz. E qual é a razão? Uma coisa. Uma planta. Ele não estava feliz por causa da compaixão de Deus ou pela salvação dos ninivitas. A razão de sua alegria era o fato de que então ele tinha alguma coisa. 

Mas Deus interveio de novo. Durante a noite, a causa da felicidade de Jonas desapareceu. No dia seguinte, o profeta estava chorando. Ele lamentou a sorte da planta. Então Deus perguntou: “É correto você estar irado por causa dessa planta?” Em outras palavras, Deus está dizendo: “Você se preocupou com uma planta, mas Eu me preocupo com as pessoas.” 

O que faz você feliz? Coisas ou pessoas? Que seu coração encontre alegria no que alegra o coração de Deus.