Sexta-feira
17 de agosto
Polos iguais
Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça. Provérbios 13:5

Porta da geladeira é um local muito democrático. As pessoas colocam recados, enfeites, figuras de frutas, fotografias e muitas outras coisas. Em geral, esses objetos estão fixados por um ímã. É pequeno e fica escondido por trás das figuras; mas, sem ele, nada ficaria pendurado na geladeira.

Ímãs são objetos formados por materiais ferromagnéticos que têm a propriedade de atrair outros corpos de materiais ferromagnéticos. Na escola, logo nas séries iniciais, aprendemos que o ímã tem dois polos, “norte” e “sul”, e que os polos iguais se repelem, e os polos diferentes se atraem.

Assim como dois polos iguais de ímãs se repelem, deveríamos repelir o pecado; mas, infelizmente, nossa condição natural funciona exatamente ao contrário. Como os dois polos diferentes, somos atraídos para o pecado. O mal nos causa uma atração quase irresistível. Ainda bem que existe a palavra “quase”.

Quando nos ligamos a Deus, a situação muda bastante. Com Ele, passamos a ter repulsa pelo mal. Uma das provas dessa verdade está logo no início da história da humanidade. Instantes após a entrada do pecado, Deus prometeu que colocaria no coração do homem uma vontade de se afastar do que não é certo. Está escrito: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gênesis 3:15). Se, em Sua misericórdia, Deus não tivesse implantado no coração humano a inimizade contra o mal, estaríamos perdidos.

Ellen White comenta esse fato: “A inimizade contra Satanás não é natural ao coração humano; é implantada pela graça de Deus. Quando a pessoa que era dominada por uma vontade obstinada e má é posta em liberdade, e se entrega de todo o coração à influência dos celestiais instrumentos de Deus, opera-se um milagre; assim também quando um homem esteve sob o poder de forte ilusão, e chega a compreender a verdade moral. […] A mudança do coração humano, a transformação do caráter, é um milagre que revela um Salvador sempre vivo, operando para salvar pessoas. Uma vida coerente em Cristo é grande milagre” (O Desejado de Todas as Nações, p. 407).

Deus oferece hoje a você e a mim a oportunidade de odiarmos o mal. Livre-se do pecado e abra o coração a Cristo. Com o ímã do Espírito Santo em sua vida, você estará sempre ligado a Jesus.