Jonas foi um profeta de Deus que exerceu seu ministério no 8o século antes de Cristo. Sua atuação ocorreu no tempo do rei Jeroboão e, de acordo com 2 Reis 14:25, foi bem-sucedida. Ele profetizou que o território de Israel seria ampliado, e isso de fato aconteceu.
Os quatro capítulos do livro de Jonas trazem um enredo conhecido e simples. O profeta é chamado por Deus para pregar em Nínive, mas recusa a tarefa e põe em execução um plano de fuga atrapalhado, até finalmente ser reconduzido à missão em um transporte inusitado: um grande peixe.
Jonas em hebraico significa pombo. Esse é um fato curioso, uma vez que, em Nínive, a principal divindade adorada era Ishtar, que era simbolizada, entre outras coisas, por um pombo. Após a pregação de Jonas, os ninivitas teriam que decidir se continuariam seguindo o deus pombo ou o Deus do pombo.
O livro de Jonas é repleto de surpresas. Na primeira cena, o profeta está fugindo de Deus. Em seguida, Jonas prega a marinheiros pagãos, e eles temem ao Senhor. Mais adiante, ele está falando com Deus de dentro da barriga de um peixe. Em outra cena, Jonas prega, e toda a cidade de Nínive se converte. É surpreendente!
No entanto, de todas as surpresas do livro, para mim, a maior é esta: na história, tudo e todos obedecem a Deus, menos o profeta. O vento, o mar, o peixe, os marinheiros, os ninivitas, a planta. Todos obedecem, menos Jonas. Em vez de ir para o leste, ele decide ir para o oeste, o lado oposto do que Deus havia ordenado.
O que parecia ser um relato sobre como Deus salvou uma cidade ímpia de Seu juízo iminente pode ser entendido como a história de como Deus trabalha para salvar Seu próprio mensageiro. Foi assim com Jonas. É assim com a gente também. Quando Deus nos chama para pregar aos outros, Ele não está pensando apenas em quem vai ouvir a mensagem, mas especialmente em quem vai pregá-la. Os anjos poderiam cumprir essa tarefa, mas o Eterno teve uma ideia diferente. Ele decidiu contar com seres humanos.
O chamado hoje é para você. Há pessoas a quem Deus deseja falar por meio de sua voz. Aceite a missão. Enquanto você estiver cumprindo a tarefa, o Eterno vai realizar coisas lindas em você.