Sexta-feira
05 de março
Ponto de equilíbrio
Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista. Provérbios 3:21

Quando somos submetidos a exercícios simples de equilíbrio corporal, o resultado pode muitas vezes provocar risos. Colocar um pé diante do outro, elevar a parte da frente e deixar só os calcanhares tocando o chão pode ser um grande desafio para alguns. Em realidade, o simples fato de caminhar sobre dois pés, conseguir andar de bicicleta ou montar um animal já é considerado um ato avançado de equilíbrio e estabilidade.

O termo “equilíbrio” é encontrado em várias disciplinas, como física, química, biologia, psicologia, economia, entre outras. Palavra que denota constância e estabilidade, no caso do ser humano, pode também se referir a um estado geral que todos buscam na vida.

Entretanto, o desequilíbrio parece retratar muito melhor o momento em que vivemos. Presenciamos isso na economia mundial, na ecologia, na sociedade e nas pessoas. Essa condição pode afetar qualquer ser humano, resultando em inquietude e ansiedade, sem poupar crianças, adolescentes ou jovens.

Você se lembra de um momento em que presenciou uma cena de descontrole emocional? Provavelmente isso tenha afetado você de alguma forma. Os extremos e desequilíbrios, em qualquer área, fazem grandes estragos e deixam feridas difíceis de cicatrizar. Na dimensão pessoal e religiosa, alcançar equilíbrio emocional e espiritual é um desafio, mas é possível pelo poder de Deus.

A Bíblia nos aconselha a buscar o equilíbrio em todas as áreas: ao falar, comer, agir, trabalhar e até mesmo ao enfrentar as provações e dificuldades da vida. Isso só é possível mediante a fé. O equilíbrio será visto naqueles que pensam e agem de acordo com a vontade de Deus: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2Tm 1:7). Viver de maneira equilibrada, sem ser guiado pelos impulsos, é a marca do cristão em qualquer tempo.