Segunda-feira
07 de março
Por um triz!
O apressado sempre acaba na miséria. Provérbios 21:5

Que tipo de motorista você é? Tranquilo ou impaciente? Cuidadoso ou imprudente? Costuma passar no sinal vermelho? Já acelerou no amarelo para não ficar parado no semáforo? Entre as dez infrações mais cometidas no trânsito estão avançar o sinal vermelho e ignorar a placa “PARE”. Outra, bastante comum, é o excesso de velocidade. Juntas, elas são responsáveis por milhares de acidentes e mortes todo ano no mundo inteiro. Essas estatísticas chamam a atenção para uma única realidade: as pessoas não têm paciência para esperar.

No dia 7 de agosto de 1997, às 12h34, pouco depois do meio-dia, na Flórida, aconteceu um acidente. O voo 101 da Fine Air, uma empresa de transporte de cargas, decolou do aeroporto de Miami com destino à cidade de São Domingos, na República Dominicana. A aeronave de 36 toneladas ficou no ar apenas por alguns segundos e então despencou. Em chamas, cruzou a avenida principal e invadiu um prédio do outro lado da rua, provocando cinco mortes: quatro tripulantes e um indivíduo em um carro estacionado no local do acidente. Os danos teriam sido bem maiores não fosse por um fato: os semáforos estavam todos no vermelho justamente quando o avião fez o pouso de emergência. Como não havia carros em movimento, muitas vidas foram salvas.

É nessas horas que enxergamos o valor da prudência. Passar no vermelho, naquela circunstância, teria sido fatal. A impaciência mata. E “a pressa é inimiga da perfeição”. Por causa dela, filhos não têm tempo para os pais, e pais não passam tempo com os filhos. Falta tempo para a família, para os amigos, para cuidar da saúde do corpo e do bem-estar da mente. Nunca sobra tempo, mas, ironicamente, quando vem a tribulação, de repente, aparece tempo para solucionar o que, com bem menos, poderia ter sido evitado.

A Palavra de Deus nos ensina que há tempo para tudo (Ec 3:1). Porém, não é possível administrar o tempo com sabedoria enquanto tivermos as prioridades equivocadas. Se existe tempo e ocasião para trabalhar, estudar, namorar e passear, também deve haver para brincar, descansar, amar e ajudar. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Se na sua agenda não há tempo para Deus, então, na verdade, você vive é perdendo tempo. Já é hora de mudar, não acha? Pare e pense! Reflita. Respire. Retroceda. Passar no vermelho – você sabe – pode ser fatal.