Das 7:30 às 17:30, a porta automática abre para qualquer pessoa, por meio de um sensor de presença. Antes ou depois desse horário, só entra na empresa por ali quem tem as digitais cadastradas na chave eletrônica. Eram mais ou menos 17:35 e, por isso, lá estava o funcionário tentando abrir a porta com sua digital. Tentou uma, duas, três vezes, e nada. Já estava pensando em chamar a manutenção, quando, de repente, dois funcionários pararam diante do sensor de presença, e a porta “milagrosamente” abriu.
Diferentemente dos outros dias, o sistema não havia sido travado. Assim, quem se colocasse diante da porta passaria por ela. Por não saber disso, o primeiro funcionário tentava, sem sucesso, fazer algo que já estava feito. E o pior, bem longe do alcance do sensor de presença.
A porta da salvação não está travada. Acontece que ela não reconhece ninguém, a não ser Jesus. Por isso, toda vez que uma pessoa decide entrar no reino de Deus, é como se a imagem de Cristo a envolvesse diante do sensor de presença da salvação. Só assim, o caminho se abre. O mérito todo é de Jesus. Não são nossas “digitais” que abrem a porta. Era isso que o intérprete da lei do versículo de hoje não sabia. Ele perguntou o que tinha que fazer para herdar a vida eterna. Fazer? Herdar? Como assim?
Para sermos salvos, não precisamos fazer nada. Jesus já fez tudo. A obediência que prestamos a Deus não compra a salvação; ela apenas deixa claro que estamos salvos.
O homem falou em herdar a vida eterna. Pense um pouco: quem herda são os filhos, e eles não precisam fazer nada para receber a herança. A única coisa necessária é serem filhos. Só isso!
Jesus deixou o próprio homem dar a resposta certa sobre como a porta da salvação é aberta. Ele disse, citando as Escrituras: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo” (Lucas 10:27).
Assim são os filhos herdeiros da vida eterna: têm o coração que transborda de amor a Deus e ao próximo. Por isso, a herança da salvação está guardada para eles.
Não fique perdendo tempo, tentando abrir a porta do Céu com seu esforço. O máximo que vai conseguir é frustração. Receba o amor de Deus no coração, comporte-se como filho, e a porta da vida eterna vai se abrir para você.