Em 1 Tessalonicenses 4:3, está escrito: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados.” Deus quer que desenvolvamos o gosto pela santidade. Quem me conhece sabe que eu não gosto de abacaxi. Para mim, o gosto é ruim! Já tentaram me pegar diversas vezes, mas eu consigo identificar o sabor até numa bala. O meu paladar não aceita; não bate com o meu apetite. Minha mulher não entende, meus amigos dizem que é uma fruta saborosa, mas eu não consigo gostar dela.
Já ouvi falar de pessoas que não apreciavam determinada comida, mas por amor, capricho ou mesmo por esforço passaram a gostar daquilo. Deve ser assim nossa relação com a Bíblia. O homem natural não tem prazer na leitura das Escrituras. Devemos comê-la, digeri-la, saboreá-la, até pegar o gosto pela santidade. Quanto mais tempo passarmos com a Palavra de Deus mais conheceremos o coração Dele. Você pode ler sua Bíblia, pode mencionar qualquer verso, pode memorizar, mas, se você não tem prazer no que a Bíblia diz, você não vai praticar o que a Palavra de Deus ensina. Conhecê-la não é o suficiente; você precisa colocar em ação e viver os ensinamentos que ela oferece. Isso significa que você deve ir além de mencionar alguns versos bonitos da Bíblia!
No Salmo 1, o autor diz que quem Deus abençoa é: (1) separado do mundo; (2) vive satisfeito com a Palavra; e (3) prospera onde Deus o plantou. O segredo é encontrar prazer na Palavra. A Palavra de Deus deve ser a fonte de nossa alegria.
Sabe quando a Bíblia vai começar a ter gosto bom para você? Quando você obedecer a seus ensinos e ver que ela funciona. Quando você for para a faculdade cheio da Palavra, saboreando Suas verdades, cheio do poder de Deus, seus colegas vão notar que você mora na Terra, mas vive como cidadão do Céu. “A apreciação da Bíblia aumenta com o estudo” (Ellen White, Parábolas de Jesus, p. 132).
Muitos jovens estão deixando de ler a Bíblia porque não têm vontade. De fato não é natural gostarmos de ler a Bíblia, mas Deus pode restaurar essa vontade. Se você precisa de motivação e quer que as Escrituras transformem sua vida, faça essa oração cada manhã: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei” (Sl 119:18).