Domingo
17 de junho
Preencho os critérios ?
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. Romanos 12:2, NTLH

Tive um insight a uma hora da madrugada de sábado e precisei procurar a palavra peculiar.

O dicionário Merriam-Webster a define de duas maneiras: (1) característica de uma só pessoa, grupo ou coisa, e (2) diferente daquilo que é usual ou normal.

Durante toda a minha vida cristã, tenho ouvido que os seguidores de Deus devem ser considerados um “povo peculiar”. Muitas vezes, essa declaração me deixava constrangida – com imagens mentais de um grupo de indivíduos um tanto parecidos com membros de alguma seita. Os detalhes que essa imagem transmitia não traziam nada de convidativo, na falta de uma palavra melhor. Então eu me perguntava: O que significa ser peculiar neste mundo – levando em conta o exemplo vivo que Jesus nos deixou?

Ah! Uma revelação desse tipo é como um soco certeiro no estômago. Jesus era peculiar. Na verdade, Jesus era um sopro de ar fresco para as pessoas que viviam no cativeiro “espiritual” de si mesmas. Ele rompia a norma. Os líderes da igreja não O entendiam – a maioria deles. Não apreciavam o fato de Ele não Se submeter aos seus rituais e tradições. Jesus era especial, singular e, possivelmente, parecesse um pouco excêntrico, às vezes. Jesus, o Salvador do mundo, que Se assentava na casa de um gentio, era a síntese do peculiar. Era Aquele que Se apresentava no meio de multidões e pregava sobre Deus o Pai, o Céu e a graça excelsa – não sobre leis, regras e tradições. Ele amava pecadores.

Então, o que é ser peculiar neste mundo? Creio que signifique viver uma vida coberta pela graça de Jesus. Creio que uma pessoa que compreenda aquela paz que excede todo entendimento será vista como peculiar. Este mundo não entende o amor puro de Jesus – o amor que nunca falhará.

A pessoa que ama como Cristo Jesus, em um mundo que sofre e está em constante desavença consigo mesmo, essa é uma pessoa peculiar. Gostei da ideia de ser peculiar. Podem me incluir.

Joey Lynn Norwood Tolbert