A preguiça é a companheira de muita gente. Por conta dela, coisas importantes deixam de ser feitas e potenciais são desperdiçados. Mais interessado em satisfazer o próprio ego, o preguiçoso não percebe que o principal prejudicado é ele mesmo.
Até o famoso bicho-preguiça está sendo vítima de sua principal característica. As 14 horas de sono por dia e o fato de não fazer mais nada além de comer quando está acordado expõem o bicho-preguiça ao risco de extinção, por conta das queimadas constantes nas florestas brasileiras. É óbvio que a culpa não é do animal, mas a “preguiça” da preguiça pode ilustrar o motivo do fracasso de muita gente.
A vida impõe desafios para todos e, para cumpri-los, precisamos jogar a preguiça fora (não o bicho). Uma postura diligente é o ingrediente que falta para que o sucesso seja uma realidade para algumas pessoas.
O versículo de hoje deixa transparecer a postura de alguém que não conhecia a preguiça. A sogra de Pedro estava acamada, bastante doente. Jesus foi à casa dela, curou sua febre, e o resultado imediato foi o que o texto bíblico apresenta: “Ela começou a servir a todos.” Não houve nada de: “Vou continuar deitada aqui para me recuperar…” Ela simplesmente se levantou e passou a trabalhar, sem preguiça.
Para vencer a preguiça, é importante saber que ela pode ser o sintoma de algum problema maior. Se você se sente indisposto para tudo, talvez seja hora de procurar ajuda médica e investigar a causa disso. Se for só cansaço mesmo, descanse o suficiente e depois encare suas tarefas com ânimo.
Se a questão é medo e insegurança, avalie a necessidade real de seu desafio. Se for realmente importante, como estudar e trabalhar, livre-se desse medo e encare o problema com a ajuda de Deus. Estabeleça metas reais e persiga-as. Não deixe que a preguiça tire as grandes possibilidades de realização na vida.
O mais bonito da passagem bíblica de hoje é o fato de que foi o toque de Jesus que curou a sogra de Pedro e isso a motivou a trabalhar por Cristo e pelas pessoas. Se a “febre” da preguiça pegou você e está bloqueando seu potencial de servir a Deus e ao próximo, permita que o Senhor toque sua vida. Ele deseja fazer isso agora mesmo. Deixe-o tomar sua mão e, então, viva este dia com toda a disposição que só Deus pode oferecer.