Ir à igreja não é uma questão de escolha pessoal, mas de necessidade espiritual. A vida cristã é como a brasa. Se estiver perto do fogo, permanecerá quente e viva; mas, se for afastada, logo se tornará apenas um pedaço de carvão.
Não deixe de ir à igreja. A distância dos irmãos, do louvor, da pregação e do estudo da Bíblia acabará colocando você longe de Deus.
Não deixe de ir à igreja simplesmente porque está chovendo. Isso não afastaria você do trabalho, da escola ou de atividades sociais. Não deixe de ir à igreja porque está frio. Nela você encontra o calor que realmente precisa. Não deixe de ir à igreja porque está cansado. Ela renova suas forças.
Não deixe de ir à igreja porque pode assistir a bons sermões pela TV ou internet. Sua casa nunca substituirá a casa de Deus. Não deixe de ir à igreja pela falta de boas roupas. Deus vê seu coração. Não deixe de ir à igreja porque é pobre. A entrada é gratuita.
Não deixe de ir à igreja porque a música não agrada você. Deus ouvirá o louvor de seu coração. Não deixe de ir à igreja porque o pregador ou pregadora não são tão talentosos. Deus pode usar pessoas simples para alcançar seu coração. Não deixe de ir à igreja porque fica longe de sua casa. Deus sempre vai ao extremo para buscar você.
Não deixe de ir à igreja porque não há estacionamento para o seu carro. O encontro com Jesus compensa uma pequena caminhada. Não deixe de ir à igreja porque foi ignorado ou maltratado. Quem deixa de frequentá-la por causa de pessoas nunca entrou nela por causa de Jesus.
Não deixe de ir à igreja porque ela é fria. Você pode levar o calor que está faltando. Não deixe de ir à igreja porque tem algum pecado no coração. É no “hospital” que as feridas são curadas. Não deixe de ir à igreja porque seu nome não está mais na lista de membros. Ele continua no coração de Deus.
Não deixe de ir à igreja porque ela é imperfeita. Se você encontrasse uma perfeita e fizesse parte dela, se tornaria imperfeita também. Não deixe de ir à igreja porque você não fará falta no meio de tanta gente. Deus sente sua ausência.
Não deixe de ir à igreja por qualquer motivo, com exceção daqueles que você poderia apresentar pessoalmente a Deus. Afinal, você não é tão mau que não possa participar nem tão bom que deva ficar de fora.
Erton Köhler, 26/10/2019