Sábado
20 de outubro
Presente de aniversário
E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado. Marcos 2:27, 28

A paternidade/maternidade é uma experiência emocionante. Bem antes da chegada do bebê, os pais, transbordando de amor pelo pequenino, preparam tudo o que for possível para a saúde e felicidade da criança.

Assim, há muitos e muitos anos, Deus começou a fazer os preparativos para a chegada de Seu filho e Sua filha, Adão e Eva. A felicidade deles era a prioridade máxima em Seu coração de amor, enquanto criava a bela Terra para eles. O ar era fresco e limpo; a grama, verdejante, salpicada com miríades de flores multicoloridas, delicadamente perfumadas, formando um carpete aveludado. A música de incontáveis aves enchia a atmosfera com louvor. Em poucos dias, tudo ficou pronto, e Deus trouxe a esse mundo, belo de tirar o fôlego, os Seus filhos recém-criados. Mas algo ainda faltava – seu presente de aniversário, um sinal tangível do profundo amor de Deus por eles. Ele não reteve nada, mas lhes ofereceu livremente vinte e quatro horas de Seu precioso tempo a cada semana. Ele chamou esse presente de “Sábado”. Ah, sim, Deus caminhava e falava com Seus filhos a cada entardecer no seu Jardim, mas o sábado era algo especial. Seu Pai, Criador e Mantenedor do vasto Universo, lhes oferecia a dádiva de um tempo nobre com Ele, como presente. Para mim, isso é simplesmente estupendo.

Não há mais menção posterior daquelas caminhadas ao entardecer, quando o pecado ergueu uma barreira entre Deus e Seus filhos terrestres, mas Ele nunca retirou Seu presente do sábado. Por mais pecadores que sejamos, o Seu amor por nós não é menor do que foi por Adão e Eva em sua perfeição original. Talvez fosse correto dizer que Seu amor, hoje, é ainda maior, porque nossa necessidade Dele é mais desesperada.

Por fim, o sábado chega a nós, também, embrulhado para presente em uma bênção especial. É livremente oferecido a cada filho de Deus e continuará a sê-lo, até que o comemoremos com Ele, face a face, ao longo da eternidade.

É nosso privilégio apreciar o sábado como um encontro com o Criador. Podemos participar dessa oportunidade semanal de nos regozijar em Sua companhia, deleitar-nos em Seu amor e expressar nossa devoção e gratidão para com Ele.

Revel Papaioannou