Domingo
15 de agosto
Presente de Deus
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23

Você já notou como surge uma amizade? Tudo começa de maneira despretensiosa. Um diálogo, uma experiência comum e, com o tempo, afinidade e confiança ajudam a amadurecer a amizade.

Ter amigos por perto é muito bom! Quem nunca desfrutou o prazer de uma amizade sincera, que lhe permite compartilhar amenidades e dar boas risadas pelo caminho? Nunca nos esquecemos daqueles que nos ajudam a enxergar o colorido da vida e nos dão o direito de não sermos perfeitos.

Por que Deus criou os amigos? Ele sabia que precisaríamos de alguém com quem compartilhar nossos segredos, a quem confiar nossas particularidades. Sabia que é importante ter aqueles com quem podemos pensar alto, sem reservas. Afinal, a verdadeira amizade é espontânea, livre e não impõe condições. De fato, amigos verdadeiros são presentes que o Senhor nos dá para tornar a jornada da vida mais fácil.

Infelizmente, muitas vezes as circunstâncias não nos permitem estar tão perto de nossos amigos como gostaríamos. Mas, é bom saber também que as verdadeiras amizades vão além da proximidade física. Quem nunca ficou algum tempo sem ver um amigo e, quando o reencontrou, parecia que tinham conversado pela última vez havia poucas horas?

A Palavra de Deus revela que Jesus quer ser nosso amigo. Sua encarnação é a principal evidência desse propósito. Ele é um amigo fiel, leal, que deseja nosso bem, e demonstrou tudo isso de maneira incontestável no Calvário: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15:13). Como você reage a essa prova de amizade? Passe tempo com Jesus, compartilhe suas inquietações e medos, ouça os conselhos que Ele tem para lhe dar. Quem aceita Cristo como amigo recebe o maior tesouro!