Sábado
01 de junho
PRIMEIRAS PALAVRAS – 1
Pois não falei por Mim mesmo, mas o Pai que Me enviou Me ordenou o que dizer e o que falar. João 12:49

Muito se tem ouvido falar sobre as últimas palavras de Cristo proferidas na cruz, que contêm um significado especial. Mas o que dizer das primeiras palavras de Jesus nos evangelhos? Aquele que é a própria Palavra, na visão do evangelho, carregava cada sentença proferida com força especial. Ele mesmo disse que não falava de Si mesmo, mas enviado pelo Pai. 

No primeiro evangelho, Suas palavras inaugurais foram dirigidas a João Batista, às margens do Jordão. Em resposta à argumentação de que o oficiante do batismo é quem deveria ser batizado por Ele, Jesus disse: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça” (Mt 3:15). João não entendia porque Jesus deveria receber o batismo, uma vez que esse rito simbolizava arrependimento e purificação e Cristo não tinha nenhum pecado. Mas Jesus não discutiu. Simplesmente dirigiu a Seu primo Suas primeiras palavras registradas no evangelho de Mateus. Era como se dissesse: “João, não se trata de arrependimento, trata-se da Minha identidade. Trata-se da Minha missão. Eu vim para fazer a coisa certa. Vim para restaurar a relação da humanidade com Deus. Vim para dar o exemplo àqueles que Me seguirão. Vim para apontar a eles o caminho da justiça e da justificação.” O batismo de Jesus, portanto, envolve identificação, capacitação, confirmação e exemplo. 

Já no segundo evangelho, as primeiras palavras de Jesus parecem contagiadas pela pressa de Marcos em apresentá-Lo como Filho de Deus. Em Marcos 1:15, lemos: “‘O tempo é chegado’, dizia Ele. ‘O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!’” O reino de Deus é o conteúdo da mensagem de Jesus. Cristo está afirmando que Sua chegada traz Consigo a realidade do Reino. Ele traz o reino de Deus quando manifesta Seu poder e Sua autoridade na história. Quando anda sobre as águas, quando multiplica pães e peixes, quando cura enfermos, quando acalma tempestades, quando expulsa demônios, Jesus declara que o reino de Deus está aqui. 

Jesus não veio oferecer uma rota alternativa para a salvação. Ele veio revelar a única chance de salvação. Ouça as palavras de Jesus. Decida hoje seguir o Seu exemplo e viver como um súdito de Seu Reino.