Sexta-feira
28 de maio
Primeiro Deus
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

Por que muitos lutam a vida toda e nunca estão satisfeitos? O profeta Ageu descreveu um cenário que parece convergente com essa realidade: “Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada” (Ag 1:6). A sensação de urgência que resulta dos inúmeros compromissos e a falta de ordem na escala de valores despertam uma falsa sensação de que não há alternativa: devemos sobrepor os compromissos à comunhão com Deus.

Engana-se, porém, quem pensa que encontrará satisfação na vida enquanto Deus não estiver em primeiro lugar. Somente Ele pode nos dar completude e contentamento. Se Ele não for o primeiro em nosso coração, só nos resta correr de um lado para o outro, sobrecarregados com várias atividades, vítimas de uma escala de valores totalmente desorganizada.

O que, de fato, deve ser prioridade na vida do cristão? Devemos buscar a Deus em primeiro lugar, entregando nossa vida a Ele, orando, lendo a Bíblia e meditando em Suas palavras. Assim experimentaremos a satisfação que o Senhor nos oferece. Família, atividades religiosas, trabalho, estudos e recreação jamais deveriam estar acima de nosso compromisso com Deus.

Certa vez, perguntaram a Jesus o que é mais importante na vida. Sua resposta foi simples e objetiva: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Lc 10:27).

Hoje, o desafio é valorizar aquilo que de fato é importante. Deus deseja nos dar vida plena, mas isso só será possível àqueles que priorizarem o relacionamento com Ele. Quando o Senhor está em primeiro lugar, todas as coisas passam a fazer sentido, porque somente Ele é capaz de suprir as nossas necessidades e preencher o vazio de nosso coração.