–Meu grande sonho é crescer na vida. Eu sou um dos melhores alunos de minha turma. Já fui representante da escola várias vezes em competições importantes que testam o conhecimento dos alunos. Estou focado. Enquanto não alcançar meus objetivos, não vou me aquietar. É por isso que vou fazer esta prova no sábado. Só por isso. Deus me entende, não é? – Deus entende tudo – eu (Ailton) respondi. – Ele só não aceita tudo. Não pode concordar com nossos erros. Conhece todos os pensamentos de nosso coração, embora não aprove as decisões egoístas e precipitadas que tomamos.
Não é pecado desejar projeção acadêmica e profissional. Ao contrário, ser bem-sucedido pode ser uma honra ao nome de Deus. Salomão, José, Daniel e seus amigos em Babilônia são exemplos de que as grandes posições na sociedade não são incompatíveis com a fidelidade a Deus. Não há nada de errado em se esforçar para alcançar a excelência. O cultivo do intelecto agrada a Deus. Porém, quando isso é feito em detrimento da fé, o Senhor passa a não ter prazer nessas “conquistas”.
O grande equívoco daquele rapaz não foi o desejo de ser grande, mas ambicionar a grandeza do mundo antes da celestial. Seu erro foi colocar os estudos e a carreira profissional como prioridade, negociando assim seus princípios e valores religiosos. Foi isso mesmo que acabou o afastando da igreja. Pouco a pouco se distanciou dos amigos verdadeiros e fez novos relacionamentos que combinavam com sua maneira errada de enxergar a realidade. Cedendo às influências pecaminosas, adquiriu vícios e perdeu o prazer nas coisas espirituais.
Deus nos ama incondicionalmente e está disposto a conceder todos os desejos lícitos de nosso coração. Antes disso, precisamos tomar a decisão de colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida. Ele precisa ser o centro de nossa existência.
Sem Deus você pode até conquistar alguma coisa neste mundo transitório, mas tudo isso vai passar, e ficará o gosto amargo da frustração e da decepção. Ame a Deus acima de tudo, e você vai conquistar o que jamais perderá.