Estou convencido de que os filhos farão o que os pais ensinam se aprenderem a viver por princípios e não por regras. Meus filhos hoje são jovens, e eu louvo a Deus porque eles estão fazendo escolhas que honram ao Senhor e me enchem de orgulho.
A história dos recabitas é desconhecida da maioria. Eles são mencionados apenas em Jeremias 35. Os recabitas eram um povo nômade. O patriarca da família se chamava Jonadabe. Ele ordenou que seus filhos jamais bebessem nada que contivesse álcool. Eles deveriam morar em tendas e seguir hábitos de temperança.
O Senhor ordenou ao profeta Jeremias que chamasse os recabitas e os colocasse diante do povo de Israel como modelo de obediência. Quando você lê a história na Bíblia, descobre que essa era uma família de princípios.
Por ordem de Deus, eles foram autorizados pelo profeta a beber vinho. Mas eles se recusaram e disseram que nunca haviam quebrado uma regra de família. Eles haviam aprendido a viver por princípio. Os recabitas temiam a Deus e obedeciam aos princípios herdados de seu tataravô. Eles são um exemplo de fidelidade a compromissos assumidos.
As ordens de um pai bom e sábio protegeram gerações dos males da intemperança. Duzentos e cinquenta anos depois, os recabitas ainda levavam a sério uma regra importante da família. Essa regra era firmada em princípios eternos. Talvez eles fossem chamados de tolos, fanáticos ou coisas do gênero, mas não cederam. Deus prometeu abençoar a descendência dos recabitas para sempre. Ainda hoje existem recabitas no Oriente Médio. Na Arábia, perto de Meca, foi descoberta uma tribo que se diz descendente de Jonadabe, além de outra, de beduínos, perto do Mar Morto. Deus mantém Sua promessa há quase 3 mil anos!
Onde estão os filhos que têm a ousadia de viver o que pais, mães e avós fiéis ensinam? Quando Deus dá uma ordem, ela se torna um princípio eterno. Ele espera que Lhe obedeçamos. Portanto, custe o que custar, não tenha medo de ser diferente!