A história se passa em Babilônia. No primeiro capítulo do livro de Daniel, encontramos a chegada dos jovens hebreus ao palácio de Nabucodonosor. Eles foram selecionados para estudar na melhor universidade da época. Entre os jovens, estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Os rapazes hebreus são uma prova de que gente de princípio pode se manter íntegra durante o período da faculdade.
Mesmo longe da terra natal, da família, e em meio a adversidades, aqueles jovens não perderam sua verdadeira identidade. Jovens que recebem base espiritual no lar são preparados para se manterem fiéis mesmo longe de casa.
Diante da mesa atraente, aqueles jovens decidiram não se contaminar com a comida e a bebida do rei. Eles tinham convicções fortes e não se deixavam levar pelas circunstâncias. É sempre mais fácil tomar decisões ao lado do que é certo quando você conhece seus valores.
Em um meio impregnado de paganismo, longe dos olhos amorosos dos pais, aqueles jovens permaneceram fiéis a Deus. Muitos querem justificar a infidelidade por conta da pressão do grupo. A história dos jovens hebreus em Babilônia acaba com esses argumentos.
Nem a ameaça à vida foi suficiente para enfraquecer a confiança deles em Deus. Quando Nabucodonosor os condenou à morte com os demais sábios, eles se uniram em oração. Suplicaram a misericórdia de Deus. O Senhor os atendeu.
Em pé, diante da grande imagem erguida na planície de Dura, eles nos ensinam que jovens de princípios não se curvam. A ordem era que, ouvida a música, todos deveriam se ajoelhar. Eles não obedeceram à ordem. De modo firme, disseram ao rei Nabucodonosor que sua decisão de adorar somente ao Senhor era inegociável: “Se o Deus a quem servimos quiser, Ele nos livrará, se não quiser, continuaremos fiéis a Ele” (ver Dn 3:16-18). Eles declararam sua confiança em Deus. O Eterno é o Deus presente. Sempre ao lado dos Seus.
A fidelidade daqueles jovens foi um grande testemunho. Eles foram para a fornalha, mas Jesus seguiu com eles para lá. O imperador do mundo da época viu Cristo por causa da atitude deles. Princípios são inegociáveis. Pense nisso.