Ser cristão significa ser uma pessoa abençoada? Apesar de todo o sofrimento humano, que privilégio pode ter alguém por professar a fé em Deus? A lista de privilégios é grande. Só o cristão verdadeiro conhece o que significa caminhar com Deus e crescer na graça. Só ele sabe como é ser cheio do Espírito Santo, viver em paz e ter a esperança da eternidade. Mas vamos destacar um privilégio especial: o de servir de maneira abnegada.
Quando uma pessoa leva roupas ou alimento para doação, o amor que vem de Deus se traduz no pensamento: “Eu amo o outro como Jesus me amou.” Ouvimos muito sobre solidariedade e fraternidade, mas só o verdadeiro cristão serve e doa movido pelo amor de Cristo. Só ele experimenta o prazer de cumprir a lei conforme a Palavra ensina: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gl 6:2).
O serviço, o desprendimento e a liberalidade assumem nova dimensão na vida do doador cristão. Deus, o Todo-Poderoso, poderia simplesmente dar uma ordem, e todos os famintos da Terra seriam alimentados. Mas Ele quer que nós repartamos as bênçãos que nos concede.
Muitos cristãos oram antes de cada refeição: “Ó Deus, dá aos pobres e necessitados…”. Mas essa responsabilidade é nossa. De fato, Ele supre nossas necessidades para que, por meio de nossa vida, possamos repartir o que recebemos Dele. O Senhor não costuma enviar anjos com alimentos e roupas às favelas. Ele envia seres humanos dispostos a demonstrar Seu amor por meio do serviço e da verdadeira caridade. Jesus disse: “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizerem a algum dos Meus menores irmãos, a Mim o fizeram” (Mt 25:40).
Você cresceu em um ambiente saudável que permitiu o desenvolvimento de seus potenciais? Então você é responsável pelos seus privilégios. Ore para que Deus derrame bênçãos ao necessitado por seu intermédio. Você tem saúde, bens, família, emprego e amigos? Que o Senhor lhe dê um coração grato e generoso, disposto a compartilhar as bênçãos que Ele lhe dá!