Sexta-feira
22 de setembro
Problemas no encanamento
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? 1 Coríntios 6:19

Ainda criança, logo percebi que esportes não estavam entre os meus dons. Na verdade, quando pediam que corrêssemos corridas de longa distância no ensino médio, levava um bom tempo até eu conseguir ultrapassar a linha de chegada. Quando voltava para a escola, minha mochila era a única que ainda estava no chão, isso porque já estava tão tarde que até os zeladores da escola tinham ido embora. Aquilo me desanimava de participar em qualquer atividade que envolvesse esportes.

Felizmente, casei-me com um homem esportista e consciente da saúde. Para não causar intrigas dentro de casa, eu concordava em fazer longas caminhadas com ele. Também bebia vitaminas e comia muitos vegetais, seguindo o estilo de vida saudável que ele tentava promover.

O teste da minha fidelidade e compromisso com esse estilo de vida veio quando meu marido precisou viajar por três semanas. Enquanto ele estava fora, não tinha necessidade nenhuma de eu fazer vitamina de frutas todas as manhãs; ao menos, eu podia dormir mais uns vinte minutos; eu não precisava fazer longas caminhadas no clima quente e úmido marfinense; e eu podia comer pão branco e refinado livremente, e tinha um gosto tão bom!

Mas, depois de uma semana, notei que não estava me sentindo com a mesma energia que geralmente eu tinha. Desenvolvi uma dor aguda no abdômen e tive que ser levada às pressas de ambulância para o hospital. Depois de uma semana de investigação, durante a qual eu não conseguia comer quase nada nem manter no estômago o que comia, alguns exames mostraram que meu sistema digestório tinha sido entupido. Esses problemas de “encanamento” estavam agravando uma condição de saúde anterior. Todos os métodos para desentupir as toxinas falharam. A única solução era fazer uma cirurgia. Àquela altura, entendi que eu tinha que adotar e manter um estilo de vida saudável.

Com essa experiência, o verso de 2 Coríntios 6:19 tomou um novo significado na minha vida. Sim, meu corpo é o templo do Espírito Santo e deveria ser mantido em boas condições de funcionamento. Somente isso já é a motivação necessária para que eu viva e coma de forma saudável nos dias de hoje.

{ Eugenia Mzikaki Bhebhe }