Ficar sempre alerta cansa, não é? Mas o que fazer quando essa é a única forma de permanecer em segurança? Foi nesse ponto que os hebreus falharam em mais de uma ocasião. Depois de esperar o Messias por vários séculos, eles simplesmente não perceberam quando Jesus veio. Apesar das numerosas evidências, muitos não foram capazes de reconhecê-Lo. Aconteceu também no ano 70 d.C., quando o exército romano cercou a cidade de Jerusalém. Jesus havia profetizado sobre isso. Como parte do “protocolo de desocupação”, Ele tinha dito: “Quem estiver no telhado de sua casa não desça… Quem estiver no campo não volte…” Deixem tudo para trás. Fujam!
Eu não sei quais dos seus pertences você julga mais valioso, porém é fácil descobrir isso diante de uma inundação ou um incêndio. Uma vez, quando criança, eu (Júlio) me lembro de ter visto minha mãe retirando as roupas das gavetas de baixo do armário para evitar que a água da chuva, que tinha invadido a casa, fizesse ainda mais estrago. Anos depois, em outra ocasião, eu vinha chegando da igreja e vi uma nuvem de fumaça saindo da rua onde eu morava. Logo ouvi o barulho estridente da sirene dos bombeiros, mas só atinei para o que estava acontecendo quando dobrei a esquina e vi os vizinhos, olhando para cima, para o terceiro andar do prédio. Terrível sensação! Por sorte, o fogo fez bem pouco estrago, não feriu ninguém e não passou para a casa ao lado. Foi só um susto!
Quando Jesus voltar, não volte para buscar nada, pois tudo o que tem valor para você deixará de ter. Só seu caráter ficará e, ainda assim, será transformado! Você só poderá levar coisas indestrutíveis como o amor. No ano 70 d.C., muitos judeus voltaram a Jerusalém quando o primeiro cerco em torno da cidade se desfez, e os soldados romanos se foram. Outros, porém, atentos às profecias, escaparam sem olhar para trás. Esses foram os únicos que se salvaram. Todos os demais pereceram! Fique atento ao “protocolo de desocupação”. A qualquer momento, sem que você possa prever a hora exata, Ele virá. E, quando isso acontecer, “o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20, ACF).