Depois de tirar o povo de Israel do Egito, para onde Deus os levou? Você poderia dizer que foi para a Terra Prometida, para Canaã ou para o deserto. Todas essas respostas estariam corretas do ponto de vista geográfico. Mas o verso de hoje traz o que considero a melhor resposta. Antes de levar Seu povo a qualquer lugar, Deus desejava trazê-lo para perto de Si. Antes de dar aos israelitas uma nova terra, o Eterno queria lhes dar um relacionamento real com Ele.
O capítulo 19 do Êxodo diz que, depois de três meses de caminhada, os ex-cativos chegaram ao deserto do Sinai. Eles armaram suas tendas diante do monte. Moisés subiu ao monte, pois Deus desejava dar ao povo uma importante mensagem. Observe as palavras do texto, são palavras do Senhor. Ele disse: “Vocês viram o que fiz ao Egito.” Deus estava trazendo à memória do povo as dez pragas. Cada uma era como um recado do Deus verdadeiro a uma divindade falsa adorada no Egito, por egípcios e por israelitas também. É como se Deus estivesse dizendo: “Vocês adoram o rio Nilo como se este fosse o deus da fertilidade, mas aqui está Aquele que criou o Nilo e pode transformá-lo em sangue. Vocês adoram o Sol como se este fosse o deus da vida, mas aqui está quem pode fazê-lo desaparecer e cobrir de trevas o país inteiro.”
Deus sabia que era muito mais fácil tirar o povo de Israel do Egito do que tirar o Egito de dentro do povo de Israel. O primeiro ato levou algumas horas, mas o segundo seria um longo processo. Só é possível abandonar o Egito do pecado quando decidimos permanecer junto de Deus. Lembre-se de que antes de dar a Lei ao povo, Deus propõe um relacionamento. Antes de exigir obediência, Ele realiza a libertação.
Que tal lembrar-se hoje dos grandes feitos que Deus realizou para libertar você? Lembre-se dos milagres e das pessoas que Ele usou. Lembre-se daquela resposta no momento certo, do sinal que você pediu. O Eterno fez muito por você. E agora? Aceite o convite da proximidade. Cada passo que damos para mais perto de Deus é um passo mais longe de nossos cativeiros antigos.