Neemias, cujo nome significa “Javé consola”, era um exilado hebreu. Tornou- se copeiro do rei persa, uma posição de influência e honra. Por sua fidelidade, era amigo e conselheiro do rei.
Mensageiros o avisaram sobre as aflições dos exilados em Jerusalém. Haviam reconstruído o templo e partes da cidade, mas os muros estavam em ruínas, e inimigos os perturbavam. Neemias ficou abatido. Durante quatro meses, orou e jejuou fazendo confissão dos próprios pecados e dos pecados do povo, suplicando a Deus para que interviesse e socorresse Israel.
Embora tentasse manter-se alegre na presença real, o abatimento causado pelas noites maldormidas foi notado, e o rei quis saber o porquê. Apreensivo e com lágrimas nos olhos, ele confessou ao rei sua dor, despertando sincera simpatia do monarca, que lhe perguntou: “O que você gostaria de pedir?”
Neemias orou ao Deus do Céu. A melhor coisa que ele poderia fazer e que também ainda hoje é a melhor opção em qualquer situação. “Orar como Neemias orou nessa hora de necessidade é um recurso à disposição do cristão, em circunstâncias em que outras formas de oração podem ser impossíveis. […] Em qualquer situação, a alma carregada de problemas e aflições, ou ferozmente atacada pela tentação, pode encontrar segurança, apoio e socorro no infalível amor e poder de um Deus que cumpre Sua aliança” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 631).
Após a oração, Neemias pediu a Artaxerxes autorização para reconstruir os muros de Jerusalém. O rei lhe cedeu escolta militar e escreveu cartas a governadores e guardas, recomendando Neemias para cruzar suas fronteiras e solicitando madeira para seu trabalho.
Neemias documentou tudo e, com prudência e reflexão, fez cada arranjo necessário. Inclusive manteve sigilo para com os próprios concidadãos, prevenindo- se da indiscrição de alguns, a fim de não despertar ciúmes nos inimigos.
Prudência e esforço mais o poder divino são os segredos da vitória. Neemias não se contentou em orar e chorar diante do Senhor. O verdadeiro cristianismo não exclui a prudência e o penoso esforço.
Você está diante de uma missão desafiadora? Ore, seja prudente e faça sua parte.