Atualmente a publicidade se tornou a “alma do negócio”. O mercado quer, a todo custo, fisgar os consumidores em sua teia de imagens, promoções e criatividade, a fim de gerar mais engajamento e, consequentemente, maior lucro. Como menciona Néstor Canclini, a publicidade “tem a tarefa de provocar o assombro para atrair público” (Leitores, Espectadores e Internautas, p. 14).
Não somente as empresas estão nessa corrida em busca dos “píxeis de ouro”. Além dos “CNPJs”, os “CPFs” também querem mais curtidas e visualizações, seja numa foto da pizza do último final de semana ou no vídeo de piada gravado no quintal de casa. O fato é que todo mundo quer “um lugar ao sol” nas telinhas da vida.
Quando Jesus esteve na Terra, adotou uma publicidade inversa. Várias vezes recomendou às multidões que não divulgassem Seus milagres. Por exemplo: na cura de um surdo e gago (Mc 7:36); na ressurreição da filha de Jairo (Lc 8:56); na cura de um cego em Betsaida (Mc 8:26), entre outras ocasiões.
Por que Ele exigiu esse sigilo? Não seria melhor para o Seu ministério se houvesse uma publicidade mais intensa? Precisamos entender que o foco da missão de Cristo não era simplesmente aliviar o sofrimento físico da humanidade, mas salvar os seres humanos de seus pecados. Como afirma Alberto Timm, “se Cristo não freasse o entusiasmo das pessoas pelas curas físicas, esse entusiasmo poderia ter desvirtuado ainda mais a opinião pública sobre o objetivo de Seu ministério”.
Além disso, Jesus queria livrar as multidões do preconceito religioso dos líderes judaicos, bem como corrigir a visão delas a respeito de suas reais necessidades. Muita gente seguia a Cristo apenas para obter pão, peixe e cura, mas esse não era o objetivo central de Sua vinda.
Ao manter sigilo, Jesus demonstrou que há tempo e ocasião para tudo: tempo de falar e tempo de calar. Tempo de aparecer e tempo de se esconder. Se todos os milagres de Jesus fossem divulgados, certamente Seu ministério seria prejudicado.
E você, que tipo de publicidade precisa adotar hoje, especialmente nas redes sociais? Talvez a melhor estratégia de marketing pessoal seja sair de cena.