Terça-feira
16 de junho
Pureza de dentro para fora
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mateus 5:8

Basicamente há dois tipos de pureza: a interior e a exterior. A pureza interior tem que ver com o coração, ou seja, refere-se a pensamentos e sentimentos que escolhemos ter. A exterior tem que ver com nosso comportamento: coisas que fazemos ou deixamos de fazer por escolha pessoal.

Paulo escreve: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos” (Ef 5:3).

A impureza é como veneno. Basta uma pequena dose para matar seu relacionamento com Deus e com os outros. Se a pureza exterior é o que as pessoas veem, a interior é uma questão entre você e Deus. Pureza interior é o que você pensa e sente, o que se passa no coração. A exterior é resultado do que se passa no interior. Jesus alertou que “do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mt 15:19). O comportamento é impuro porque o coração é impuro. Antes de nos preocuparmos com o exterior, devemos nos preocupar com o estado de nosso coração.

O menino retornou da escola, deixou seu material no quarto e foi lavar as mãos. A mãe anunciou que o almoço estava servido e, sem que ela pedisse, ele foi lavar as mãos outra vez. A família se assentou ao redor da mesa, e o pai orou, agradecendo pela refeição. Após a oração, o garoto correu ao banheiro e tornou a lavar as mãos. A mãe já estava intrigada com o comportamento do filho, mas não falou nada.

No meio da refeição, o garoto levantou-se mais uma vez e foi lavar as mãos. A mãe perguntou: “O que está acontecendo? Por que você está lavando as mãos tantas vezes?” O menino contou que havia brigado com um colega na escola. A professora os separou, os repreendeu e mostrou para eles um texto bíblico: “e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes” (Jó 17:9).

Podemos até rir da ingenuidade infantil, mas não devemos nos esquecer de que mãos limpas procedem de um coração puro. O jovem que tem o coração puro tem pensamentos puros, suas atitudes são puras, suas palavras são puras, seu namoro é puro, suas intenções são puras. Permita que Deus transforme seu coração, e assim você será puro por dentro e por fora.