Domingo
15 de agosto
Pureza sexual
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:14, 15

A Bíblia não apoia a visão dualista, na qual o corpo humano é mau, e o espírito é bom. O corpo humano, integralmente criado por Deus, foi inteiramente corrompido, incluindo a sexualidade em suas dimensões física, mental, emocional e espiritual, e os tabus que interferem na comunicação em relação à vida íntima e à libertinagem que consente em tudo.

De igual forma, pela entrega total a Deus, podemos viver uma vida de pureza, usufruindo a sexualidade em plenitude, designada por Ele.

Entretanto, estamos tão impregnadas com percepções seculares de satisfação sexual, que uma abstinência, mesmo que temporária, é vista como total impossibilidade por mulheres cristãs.

Pureza sexual é a abstenção de atividade sexual fora do casamento e fidelidade total no casamento. Isso envolve a pureza da mente e do corpo, bem como a submissão de qualquer ato e pensamento ao compromisso com Deus. Esse é o referencial divino, não sujeito a tempos e culturas, e que contraria a ideia de que todo desejo sexual é natural, saudável e dado por Deus. Contudo, não é Deus quem define em nós desejos que não estão de acordo com Seus princípios de pureza e santidade.

Viver a sexualidade plena determinada por Deus implica um compromisso intencional e incondicional com o Criador da sexualidade. Implica controlar a paixão pelo princípio do amor, rever liberdades quanto o pensar, falar, vestir-se e comportar-se, de forma que reflitamos a beleza interior e o amor por Deus, pelos outros e por nós. Implica não usar homens e mulheres para satisfazer desejos emocionais, nem entreter fantasias sexuais ou românticas sobre eles. Implica não se vestir sedutoramente, mas ser uma mulher atraente por representar Deus aos outros.

Resista diligentemente às tentações e permaneça firme nos propósitos divinos. Assim, não será impossível a disciplina da espera, da solidão e da confiança de que há um tempo certo para cada coisa. E, se você foi levada pela impureza sexual, o evangelho de Deus está à sua disposição para torná-la pura, pelo reconhecimento, arrependimento e aceitação do perdão divino.