Segunda-feira
04 de setembro
Qual é a sua história?
Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse. Lucas 1:45, NTLH

Recentemente, participei de um retiro para mulheres cujo tema era “A História da Minha Vida”. Quando me entregaram o programa, minha mente refletiu de imediato sobre a canção “A História da Minha Vida”, que foi popularizada por Neil Diamond. Pensei nas histórias que começam com “Era uma vez”; histórias que me aqueciam o coração e sempre tinham finais felizes. Enquanto prosseguiam as reuniões das mulheres, fui forçada a pensar nas minhas histórias pessoais. Histórias de fracassos mas também de triunfos, histórias de ódio, mas também de amor; histórias de confusão, mágoas, abatimento, mas agora de paz.

Algumas de nós têm histórias de profundas e dolorosas mágoas. Histórias em que o coração estava partido, histórias de batalhas com enfermidades que deixaram cicatrizes feias, ou pior. Há também as histórias de imoralidade, que reprimimos no recesso de nossa mente, esperando que ninguém as descubra. Histórias que nos conservam engessadas no passado, forçando-nos a viver atrás de portas fechadas, como prisioneiras. Histórias que produzem medo. Medo de confiar, de nos abrir ao amor e de sermos amadas.

A oradora nos admoestou a permitir que Jesus reescreva nossas histórias.

A mãe de Cristo, Maria, é um exemplo de mulher cuja vida foi mudada para sempre porque permitiu que Jesus mudasse a sua história. Ela escolheu crer no anjo e foi abençoada por causa de sua fé. Essa foi uma promessa de Deus, e tudo aquilo que Deus promete, Ele cumpre.

Nós também precisamos crer. João nos diz que podemos confiar que Ele ouvirá tudo o que pedirmos em harmonia com Sua vontade; além disso, se sabemos que Ele nos ouve, então obteremos aquilo que desejamos receber dEle (1Jo 5:14, 15).

Na Bíblia, há várias histórias de mulheres (algumas anônimas) cuja vida foi transformada de maneira positiva porque permitiram que Jesus fizesse a diferença. Podemos meditar sobre a mulher com “espírito de enfermidade” (Lc 13:10-13, ARA), a mulher com hemorragia (Mc 5:24-29), a mulher que foi prostituta (Lc 7:37-48). Jesus deseja mudar sua história também, para que essa história seja de louvor e daquela bendita certeza de que Ele é seu para sempre.

Tamar Boswell