A única certeza que eu e meu esposo tínhamos era que deveríamos obedecer. Estávamos deixando para trás nossa família e nosso trabalho para realizar um sonho que meu esposo tinha desde os 17 anos. Assim, tomamos a decisão de mudarmos para a Bolívia a fim de que ele cursasse Teologia.
Chegamos à Universidade Adventista da Bolívia com nosso filho Ryan, que tinha apenas um ano e quatro meses. Não tínhamos rumo nem direção. Não havia nada preparado para nossa chegada. Além disso, não sabíamos falar espanhol. Tudo o que queríamos era ter paz e um lugar aconchegante nos dias frios de inverno; então alugamos uma casa que estava terminando de ser construída.
Quando meu esposo estava finalizando o primeiro semestre de Teologia, algo inesperado aconteceu: nosso pequeno Ryan caiu de uma escada de 4 metros de altura. Tudo foi muito rápido. Segurava-o em meus braços e sentia que sua vida estava se esvaindo. Ele foi diagnosticado com múltiplas fraturas no crânio. Foi um acidente muito grave.
Não havia muita expectativa de que nosso filho sobrevivesse, e o hospital não tinha estrutura para tratar o caso dele. Assim, decidiram que o melhor a ser feito era induzi-lo ao coma. Meu esposo e eu não tínhamos condições de tomar decisões, conversar ou lutar. A única coisa que conseguíamos fazer era chorar.
Passamos por mais dois hospitais. Na segunda semana de todo esse sofrimento, quando as pessoas e principalmente os médicos já não acreditavam mais, Ryan acordou para a honra e glória de Deus.
Após cinco anos daquele acidente, podemos afirmar com toda a certeza que a vida de Ryan é uma prova evidente do poder e cuidado de Deus. O Senhor permitiu que passássemos pelo vale da sombra da morte antes de iniciarmos nosso ministério, a fim de que testemunhemos desse Deus maravilhoso aonde formos.
Deus honrou Sua promessa e cuidou de nós. Deixamos nossa terra e nossa família para atender ao chamado divino, e Ele não nos desamparou; assim como não desamparou o patriarca Abraão. Nunca se esqueça de que, quando Deus chama, Ele cuida!
Irene Soares Pereira Gil