Todos nós enfrentamos problemas, mas alguns deles são tão esmagadores que sabemos, desde o início, que somos totalmente incompetentes e incapazes de lidar com eles sozinhos. Prosseguimos com fé em Deus.
Um tumor, uma massa chamada leiomiossarcoma, invadiu meu corpo há alguns anos. Uma tomografia computadorizada (TC) revelou que essa massa do tamanho de uma mexerica havia se aderido e quase bloqueado minha veia cava inferior (VCI), uma grande veia que transporta sangue da parte inferior do corpo para o coração. Meu médico local me encaminhou para um grande hospital universitário em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos.
Li a oração de Josafá em 2 Crônicas 20:6-12. Eu também tinha um inimigo que havia invadido meu corpo. Será que minha VCI romperia antes que a cirurgia pudesse ser realizada? Recorri a Deus em oração.
O tempo estava se esgotando. A cirurgia planejada levaria de seis a oito horas e exigia testes pré-operatórios para verificar se meu corpo poderia lidar com esse trauma. A equipe cirúrgica faria a ressecção da VCI, retiraria o tumor e reconstruiria a VCI por meio de um enxerto (o que exigiria um desvio temporário do meu sangue para fora do corpo). Se os resultados dos exames pré-operatórios não fossem bons, a cirurgia nem seria uma opção. Fiz todos eles com sucesso. No entanto, minha cirurgiã disse que ainda não poderia garantir minha sobrevivência. Eu precisava colocar meus negócios em ordem, só por precaução.
Preencher formulários envolvendo decisões importantes quando está tudo bem é uma coisa. Mas, diante da chance real de não voltar para casa, termos como “não ressuscitar”, “doação de órgãos”, “selecionar advogado do paciente” e “procuração dura- doura” ganharam um significado diferente. Separei e rasguei papéis pessoais; também disse ao meu irmão onde encontrar meu testamento, seguro de vida e outras coisas, tudo pelo risco de eu não voltar para casa.
Minha fé aumentou à medida que me aproximava da cirurgia. A paz veio quando minha família e a igreja oraram comigo. Eu reivindiquei 2 Crônicas 20:15 e Isaías 26:3: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em Ti.
O que você está enfrentando hoje? Não há garantias na vida, mas podemos enfrentar qualquer coisa quando temos Deus. Não sei quanto tempo esse VCI enxertado vai durar, mas como Jaaziel disse a Josafá: “Não tenham medo nem se assustem […] pois esta batalha não é de vocês, mas de Deus” (2Cr 20:15).
Betty J. Yancey