Quarta-feira
10 de fevereiro
Quantas horas você lê por semana?
Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito. Apocalipse 1:3

Quantas horas você gastou em leitura na semana passada? Essa pergunta faz parte de um Estudo de Saúde e Aposentadoria (HRS, em inglês) da Universidade de Michigan, dirigida a mais de 20 mil aposentados a cada dois anos. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Yale, em 2016, revisaram 12 anos de dados do HRS sobre hábitos de leitura e saúde de mais de 3.600 homens e mulheres com mais de 50 anos e descobriram isto: quem lia ao menos meia hora por dia durante vários anos vivia em média dois anos e meio a mais do que aqueles que não liam nada.

Quem lia livros por mais de três horas semanais teve 23% menos probabilidade de morrer entre 2011 e 2012 do que quem só lia jornais e revistas.

Estudos mostram que crianças de apenas seis meses cujos pais leem para elas várias vezes por semana apresentam, quatro anos depois, maior capacidade de alfabetização, notas melhores em testes de inteligência; e, adultas, conseguem empregos melhores do que quem não lê.

Livros estimulam a leitura profunda, forçam o cérebro a pensar criticamente e a fazer conexões entre os capítulos e entre o conhecimento possuído. Essas conexões fazem o cérebro criar novas rotas, gerando pensamento mais rápido e uma defesa melhor contra a degeneração cognitiva.

Livros são mais eficientes nesse processo, mas qualquer coisa que exponha a mente a novos fatos e situações traz benefícios: vocabulário maior, melhora na capacidade do cérebro de se adaptar a lesões, encontrando novas vias, por exemplo, em torno de áreas danificadas por AVCs, demência e outras formas degenerativas.

Segundo o verso de hoje, quem lê, ouve e guarda as palavras da profecia terá bem-estar espiritual e felicidade.

João, autor do Apocalipse, aconselhou que seu livro fosse lido nas igrejas da Ásia, pois sua mensagem já se aplicava àqueles dias, e os leitores e ouvintes teriam a bênção da compreensão das verdades proféticas que estavam por se cumprir.

A leitura da Palavra de Deus nos livra da degeneração cognitiva, mas também é nossa única salvaguarda contra a degeneração espiritual. Aceitemos a bem-aventurança dos que leem, ouvem e guardam as palavras da profecia.