Quinta-feira
22 de maio
QUE DIZEM DE JESUS?
Indo Jesus para a região de Cesareia de Filipe, perguntou a Seus discípulos: “Quem os outros dizem que é o Filho do Homem?” Mateus 16:13

Cesareia de Filipe ficava a uns 90 km de Cafarnaum ou três dias de viagem nos tempos de Cristo. Por que Jesus levou os discípulos para tão longe, quando poderia perguntar isso à beira do mar da Galileia? E o pior: aquele ambiente era o mais pagão daquele território. Nem mesmo as cidades da Decápole eram tão idólatras.

Naquela região, funcionava um centro de peregrinação para adoradores de vários deuses. Até hoje, aos pés do monte Hermom, é possível ver restos de alguns templos ou nichos dedicados a Pan, Zeus e Nêmesis (a deusa da vingança). O mais exótico era o templo dos bodes dançantes, que ocupava um lugar de destaque. Além desses, havia o templo dedicado ao imperador Augusto, situado na porta de onde diziam ser a caverna do inferno.

Essa visita certamente causou desconforto nos discípulos. Eles podiam até negligenciar alguns pontos da fé judaica, mas, assim como seus correligionários, não apreciavam se misturar com pagãos, comer sua comida ou esbarrar em suas vestes. A certeza de que eram o povo eleito dava-lhes um ar de superioridade, mesmo em território gentílico.

Por isso, a pergunta de Cristo provocou um franzir de testa. “Bem”, responderam eles a contragosto, “uns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias; […] ou um dos profetas” (Mt 16:14).

O lado bom dessa resposta era que o nome de Jesus havia alcançado pessoas mesmo naquele fim de mundo pagão. O lado ruim era que elas diziam coisas positivas de Jesus, mas não o que Ele era de fato. Por isso, o Mestre perguntou: “E vocês, quem dizem que Eu sou?” (v. 15). Em outras palavras: “o que eles estão dizendo a Meu respeito reflete o que vocês estão falando ou deixando de falar para eles.”

A mesma indagação vale para hoje. Mais importante que a opinião das pessoas a seu respeito é o que elas pensam de Jesus por sua causa. Parafraseando Rick Warren, o que elas pensam de você pode não significar nada, mas o que elas pensam de Jesus por causa da sua vida pode significar tudo. Se Jesus perguntasse hoje: “O que as pessoas no seu trabalho, escola ou igreja estão dizendo que Eu sou?”, o que você responderia?