Cada ser humano é único, singular, com a própria digital e o seu jeito de ser. Isso todo mundo já sabe. Mas existem algumas coisas que nós fazemos, inclusive engraçadas, que evidenciam a nossa semelhança com os outros. Quem nunca, por exemplo, entrou em uma farmácia só para se pesar? Rabiscou a última folha do caderno? Lambeu a tampa do iogurte? Deu risada sozinho? Achou uma selfie estranha?
Se você chegou ao fim da lista e deu risada de algum item, não se preocupe: você é ou já foi um jovem normal! Mas espere! Faltou outro tópico na lista: “Quem nunca pecou?” Desse não há como escapar.
A Bíblia afirma que não há um justo sequer (Rm 3:10). Ser pecador faz parte do nosso DNA, do nosso registro de nascimento neste mundo tenebroso. Davi escreveu: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe” (Sl 51:5). O problema é que alguns ignoram essa condição e se colocam em uma plataforma de superioridade.
No verso principal de hoje, lemos a famosa resposta de Jesus aos fariseus e escribas que acusaram uma mulher de cometer adultério. Aqueles mestres da hipocrisia não faziam ideia de que Jesus conhecia todo o plano maquiavélico arquitetado e que, inclusive, sabia que eles haviam induzido aquela pobre mulher ao erro.
Após escrever os pecados deles na areia, Jesus colocou a Sua audiência no mesmo nível. Pecados armazenados nas gavetas da alma foram expostos pelo Juiz de toda a Terra. Naquele dia, a areia foi mais forte do que as pedras. Um a um, começando pelos mais velhos, começaram a abandonar as suas pedras e a seguir o caminho da vergonha.
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt 7:1) é a ordem de Cristo para nós. Quando acusamos alguém de algum pecado na tentativa de acobertar as nossas falhas, escancaramos nossa condição miserável e trazemos juízo sobre nós mesmos. Lembre-se do que a Bíblia diz: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14:12).
Se você costuma acusar o erro das pessoas, lembre-se de que você faz parte do mesmo time. Pare de observar o cisco no olho dos outros e resolva o problema da trave em seu próprio olho. Faça isso e você será feliz.