Quinta-feira
31 de julho
QUEM PRECISA DA IGREJA?
Saúdem igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Romanos 16:5

O mundo cristão contemporâneo está experimentando um movimento de pessoas que dizem amar Jesus, mas não mantêm compromisso com a igreja. Segundo os dados do Instituto Barna, nos anos 1990, cerca de 30% dos cristãos se diziam desfiliados; no ano 2000, esse número saltou para 33%; e, mais recentemente, chegou a 43%.

Muitas pessoas preferem ver a igreja como uma entidade espiritual sem regras ou liturgia, em que a crítica e o julgamento não existem e o indivíduo é dono de suas próprias normas. Outros foram machucados em nome de Deus e, por isso, não confiam mais na instituição. Preferem ecoar o antigo lema de Alfred Loisy, que, já no século 19, considerava a igreja como “a frustração dos planos de Cristo”.

Talvez consigamos compreender a natureza da igreja ao buscarmos suas raízes no Antigo Testamento. De acordo com essa perspectiva, a igreja não nasceu com o ministério de Jesus nem dos apóstolos, mas teve suas origens no Gênesis, quando Deus chamou para Si os descendentes de Sete.

Posteriormente, veio Abraão, e Deus novamente elegeu um povo. Note que, mesmo existindo pessoas sinceras em todas as nações, isso não impediu a existência de um povo eleito. E, mesmo que esse povo peque, nenhum de Seus filhos está livre para seguir uma jornada individual. “Congreguem os Meus santos, os que Comigo fizeram aliança” (Sl 50:5).

O mesmo princípio se acha no Novo Testamento: “Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Deus não converte ninguém para torná-lo um cristão avulso, mas, sim, parte do corpo de Cristo.

Preciso estar na igreja para ir ao Céu? Vou responder sob um ângulo diferente. Estou redigindo este texto a bordo de um avião que está me levando de volta para casa. Eu poderia fazer o mesmo trajeto fora dele? Claro que sim, Amyr Klink o fez em um barco a remo. Mas, sinceramente,
prefiro a segurança de estar aqui dentro.

Quando as coisas parecerem estar muito ruins na igreja, lembre-se da arca de Noé. É melhor aguentar o mau cheiro do lado de dentro do que enfrentar a tempestade do lado de fora. Portanto, permaneça na igreja e peça a Deus que o use para torná-la melhor.