Jesus é o maior professor que já existiu. Para ensinar a lição de que na vida espiritual “querer não é poder”, Ele contou duas histórias:
“Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!’ Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz” (Lucas 14:28-32, itálico acrescentado).
Esses exemplos podem ser resumidos em uma frase: “Querer não é poder.” Por meio deles, entendemos que, para seguir Jesus, é preciso mais do que vontade. Os dois homens até queriam construir ou guerrear, mas não calcularam as condições logísticas de executar aquilo que desejavam.
Jesus quis ensinar que, para segui-lo, é preciso se dar conta do custo altíssimo que está em jogo. Muitas pessoas querem ser cristãs, mas não estão dispostas a pagar o preço, que pode ser traduzido em renúncias profundas. Em outras palavras, não dá para ser cristão e aproveitar o mundo ao mesmo tempo.
Embora tenhamos que pagar um preço alto para seguir Jesus, não é esse o custo de nossa salvação. O apóstolo Pedro ensina: “Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha” (1 Pedro 1:18).
Dizer não para o mundo é a reação natural de quem entende o altíssimo preço que Jesus pagou para nos salvar. Assim, precisa ficar bem claro que não é possível ser cristão sem abrir mão do pecado.
E aí? Você quer seguir Jesus? Querer é o primeiro passo, mas não é tudo. Deixe que hoje o Pai lhe dê o poder do Espírito Santo. Dessa forma, além de querer, você vai poder.