A fé é um tema que diz respeito à experiência. É algo prático, que se vive no dia a dia. Vai além do conhecimento. Não basta apenas acreditar. A fé envolve ação. É impossível que as boas obras existam sem fé, é como ter uma fruta sem uma árvore. Em Gálatas, Paulo afirma que as virtudes cristãs nascem como um fruto do Espírito que brota milagrosamente em nossa vida, com diferentes sabores: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5:22, 23). Esse fruto divino só pode ser saboreado pela fé.
A fé também é uma questão de relacionamento. O salmista escreveu: “Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que Nele se refugia!” (Sl 34:8). Deus é um amigo, um refúgio tão real como pais carinhosos, um lar aconchegante e amigos verdadeiros. Ele nos abriga nas tempestades.
A história nos revela que Deus é confiável. Observe o cumprimento das profecias. Considere os milagres surpreendentes que o Senhor realizou. Essas são evidências que nos ajudam a confiar ainda mais Nele.
Apesar disso, ocasionalmente somos levados a questionar se ter fé vale a pena. Quando isso acontece, devemos nos lembrar de que os convites divinos sempre carregam consigo promessas de grandes oportunidades para conhecer, provar e descobrir que Deus é bom.
Se você ainda não teve uma experiência de fé, apresente essa necessidade diante do Senhor e insista com Ele, em oração, para que ela ocorra em Sua vida. Você vai começar a enxergar nas pequenas coisas a direção de Deus em sua vida, e isso dará à sua experiência cristã um novo sabor.
É possível que você vacile, mas Jesus não desiste de você. Mesmo que seja complicado, Cristo é a solução. Mesmo que você pense ser tarde, ainda dá tempo, pois o tempo de Deus é diferente do nosso.
Experimente o que significa ser fiel, confie e, mesmo que demore, persista. O Senhor cumprirá Sua Palavra e guiará você por um caminho de paz e bênçãos. Prove e veja! Desfrute a alegria de se relacionar com Deus, de ter uma experiência real com Ele e a certeza de que o Senhor nunca nos decepciona, pois é fiel ao que promete.