Terça-feira
24 de outubro
Quociente de sabedoria
Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Marcos 12:17, ARA

físico alemão Albert Einstein é considerado um dos homens mais inteligentes de todos os tempos. Seu quociente de inteligência (QI) foi estimado entre 205 e 225 pontos. Pessoas inteligentes normais ficam entre 90 e 109 pontos. Com seu poderoso cérebro, Einstein revolucionou a ciência moderna com a famosa teoria da relatividade.

Obviamente, ninguém teve a oportunidade de medir o QI de Jesus; mas, de acordo com o relato dos evangelhos, é possível perceber nele uma capacidade cognitiva acima da média, mesmo em comparação aos grandes gênios. No entanto, os relatos inspirados sobre a vida de Jesus revelam elevadíssimos índices de outro fator: a sabedoria.

Embora uma coisa não exclua a outra, sabedoria e inteligência são diferentes. Os inteligentes, em geral, são dotados com muita capacidade de memorização, pensamento lógico aguçado e facilidade de aprendizado; os sábios, por sua vez, são pessoas equilibradas e vivem de maneira adequada, conforme as orientações divinas. Para esses, a Palavra de Deus é “lâmpada para os […] pés” (Salmo 119:105, ARA), e ela não os deixa errar diante da matemática da vida. A Bíblia diz que o “temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10, ARA).

Jesus foi o exemplo máximo de uma pessoa sábia, e o versículo de hoje demonstra isso com clareza. Diante da tentativa dos fariseus de colocá-lo no canto da parede em relação à questão do pagamento de impostos aos romanos, o Senhor pronunciou uma de suas mais famosas pérolas de sabedoria: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20:25, ARA). Seus oponentes ficaram sem palavras e tiveram que reconhecer sua imensa sabedoria.

Os judeus usavam uma moeda romana, na qual havia a imagem do imperador, e isso era “uma evidência de que reconheciam, embora de má vontade, a autoridade e a jurisdição de César; portanto, César tinha o direito de exigir o que era seu” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 513).

Por outro lado, com sua sabedoria, Cristo deixou claro que existem limites para a atuação dos governos. Nossas obrigações como cidadãos terminam quando entram em conflito com a fé. Dando a Deus o que é de Deus, encontramos também a fonte da sabedoria.

Como anda seu QS (quociente de sabedoria)? Seja fiel a Deus em tudo o que fizer; e, como foi com Jesus, o Espírito Santo sempre estará a seu lado, ensinando-lhe as palavras certas e as atitudes adequadas diante dos desafios da vida.