Quinta-feira
02 de fevereiro
Raabe
Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Tiago 2:25

Você deve acreditar que ninguém em nosso mundo civilizado precisa mais temer a escravidão. No entanto, as Nações Unidas estimam que cerca de 500 mil mulheres são forçadas à prostituição na Europa. O volume desses negócios é estimado em quinze bilhões de euros, somente na Alemanha. As meninas são atraídas dos países orientais com a promessa de bons empregos e dinheiro. Elas acabam nas mãos de traficantes de pessoas que as escravizam à prostituição. Às vezes, a prostituição é referida como o negócio mais antigo do mundo.

Na Bíblia encontramos uma mulher que trabalhava nesse ramo: Raabe, de Jericó. Não sabemos como ela caiu na prostituição. Mas sabemos que ela tinha ouvido falar do Deus de Israel e de Seu cuidado para com Seu povo, os filhos de Israel. Depois de quarenta anos vagando pelo deserto, eles estavam prestes a entrar na Terra Prometida. Então, Josué enviou dois espias a Jericó. Alguém os viu entrar na casa de Raabe. Em Josué 2, lemos que ela escondeu esses homens sob canas de linho e se recusou a revelar o paradeiro deles ao rei de Jericó, quando foi pressionada a fazê-lo. Ela desejava pertencer ao Deus deles, desistir de sua antiga vida e começar de novo do zero. Ela escondeu os dois espias em troca da promessa de eles a pouparem bem como sua família quando Israel atacasse Jericó, e eles foram realmente poupados. Raabe se tornou parte do povo de Deus e acabou se casando com alguém da linhagem de Davi. O nome dela está na genealogia de Jesus!

Muitas vezes me pergunto por que Raabe é sempre identificada como uma prostituta, embora as Escrituras falem muito bem dela: “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta” (Hebreus 11:31, NVI). Ela entrou para a galeria dos heróis da fé.

Raabe experimentou uma transformação total em sua vida. Deus não espera até que sejamos perfeitas para nos usar. Essa é uma história de esperança para cada mulher. Não importa qual seja nosso passado, podemos superar as dificuldades e viver uma vida honrada e reta. A história da vida de Raabe deve nos lembrar de que Deus realmente lança todas as nossas iniquidades nas profundezas do mar (veja Miqueias 7:19).

Não importa onde você esteja ou como as pessoas a chamem, você precisa dar apenas um passo. Coloque sua fé em Jesus Cristo e seu destino será mudado.

{ Hannele Ottschofski }