No mar da Galileia, havia um peixe entalado com uma moeda. Jesus sabia disso e pediu a Pedro que fosse até lá e pegasse o dinheiro. Pedro estava “entalado” com o problema de não ter como pagar o imposto; então, Jesus o “pescou” e “desengasgou” seu coração.
Esse incrível milagre revela que Jesus sabe tudo. Ele tem conhecimento até do que se passa dentro do corpo dos animais, pois sabia que, entre os milhares de peixes que nadavam no mar da Galileia, um havia engolido uma moeda. Se isso não fosse suficiente, o Senhor também sabia que Pedro pescaria exatamente aquele.
Se Jesus pode saber coisas desse tipo, é evidente que Ele conhece o que se passa em nosso coração. Seus olhos frequentam os esconderijos mais profundos de nossa alma e adentram nossa escuridão com precisão cirúrgica para identificar as lutas que enfrentamos, os medos que nos assombram, os desejos que alimentamos e os sonhos que sonhamos.
A Bíblia reforça essa verdade: “Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim” (Salmo 139:4-6).
No episódio do versículo de hoje, Jesus deixou isso muito claro também ao abordar Pedro sobre o tema do pagamento do imposto do templo, sem ter presenciado a conversa do apóstolo com os cobradores de imposto. “O mestre de vocês não paga o imposto do Templo? – Paga, sim! – respondeu Pedro. Depois Pedro entrou em casa, mas, antes que falasse alguma coisa, Jesus disse: – Simão, o que é que você acha? Quem paga impostos e taxas aos reis deste mundo? São os cidadãos do país ou são os estrangeiros? “ (Mateus 17:25).
Jesus conhecia o que se passava na vida de Pedro. Ele também sabe o que se passa na nossa. Ele conhece tudo o que nos aflige e que está “entalado” em nosso coração.
Por isso, se você anda triste, ansioso ou com medo, deixe o Senhor radiografar sua vida e fisgá-lo com amor, paz e salvação. Como o salmista, ore hoje: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23).